terça-feira, 10 de março de 2009

O Cálculo e o Cérebro

Español
O Cálculo e o Cérebro

A capacidade de calcular e de alfabetização se cria no cérebro através de estabelecimento duma sinergia entre a biologia e a experiência. Assim como certas estruturas cerebrais foram concebidas através da evolução para a linguagem, existem estruturas semelhantes para a capacidade de cálculo.

Como também com a linguagem, as estruturas geneticamente definidas sozinhas não suportam o cálculo; assim, para um adequado tratamento numérico é necessário coordenar com outros circuitos neurais adicionais não especificamente concebidas para esta tarefa, que foram corretamente formados através da experiência.

Portanto, o papel importantíssimo da educação - Seja nas escolas, casas, ou jogos - daí o papel importante da neurociência na assistência orientada a este desafio educativo.

Embora a investigação sobre o cálculo neurociência ainda está em seus primórdios já fez progressos significativos durante a última década. Isto mostra que, mesmo simples operações numéricas estão localizadas em diferentes partes do cérebro e exige coordenação de várias estruturas.

O simples representação numérica ativa uma complexa rede de circuitos que reúnem as sensações de magnitude visual e representação verbal.

O cálculo também exige uma complexa rede de trabalho, Isso varia de acordo com a operação: A subtração é criticamente dependente do circuito parietal inferior, enquanto que a adição e multiplicação ainda capturam outras áreas cerebrais.

O entendimento do caminho seguido pela matemática a partir da perspectiva do cérebro pode ajudar no desenho de estratégias pedagógicas.

Diferentes métodos de ensino conduzam à criação de redes neurais de eficácia variável. Exercícios de aprendizagem, por exemplo, desenvolve vias neurais que são menos eficazes do que as desenvolvidas através das estratégias de aprendizagem.

O apoio da neurociência é crescente no ensino estratégias de educação; envolve a aprendizagem e enriquecimento do detalhe mais que identificação de respostas certas ou erradas. Isto é largamente consistente com uma avaliação formativa.

Através do acompanhamento da estrutura neurais da discalculia - O equivalente numérico da dislexia - que ainda está sobre investigação, se descobre as características biológicas relacionadas com as deficiências específicas matemáticas, isto sugere que o processo matemático é mais do que uma mera construção cultural: Isto exige o pleno funcionamento do cérebro e da integridade de suas estruturas.

Portanto, é comum para os defeitos nos circuitos neurais subjacentes na discalculia possam nos indicar a direção para uma adequada intervenção da "Plasticidade neuronal" - Flexibilidade - que se ocupam dos circuitos que são responsáveis pelo cálculo.

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 16

Um comentário:

  1. muito complicado, achei chato pra k7 ngm gosta do teu site 2bjs

    ResponderExcluir