Español
English
Linguagem, Alfabetização e o Cérebro
O cérebro está biologicamente preparado para adquirir diretamente a língua; o processo da aquisição da língua necessita de ser catalisada pela experiência.
Existe uma relação inversa entre a idade e a eficácia para a aprendizagem de muitos aspectos da linguagem - em geral, enquanto o mais jovem está exposto à língua, o mais bem sucedido e o aprendizado - e neurociência já começou a identificar o modo como o cérebro das crianças processa o idioma (de uma maneira diferente se as compara com cérebro dos adultos).
Este entendimento é relevante para a concepção das políticas educacionais referentes ao ensino de línguas estrangeiras, que muitas vezes não começa até a adolescência.
Adolescentes e adultos, naturalmente, aprendem novas línguas (outros idiomas além do materno), mas este apresenta maiores dificuldades.
Existe uma relação inversa entre a idade e a eficácia para a aprendizagem de muitos aspectos da linguagem - em geral, enquanto o mais jovem está exposto à língua, o mais bem sucedido e o aprendizado - e neurociência já começou a identificar o modo como o cérebro das crianças processa o idioma (de uma maneira diferente se as compara com cérebro dos adultos).
Este entendimento é relevante para a concepção das políticas educacionais referentes ao ensino de línguas estrangeiras, que muitas vezes não começa até a adolescência.
Adolescentes e adultos, naturalmente, aprendem novas línguas (outros idiomas além do materno), mas este apresenta maiores dificuldades.
"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário