terça-feira, 10 de março de 2009

Linguagem, Alfabetização e o Cérebro


Español
Linguagem, Alfabetização e o Cérebro

O cérebro está biologicamente preparado para adquirir diretamente a língua; o processo da aquisição da língua necessita de ser catalisada pela experiência.

Existe uma relação inversa entre a idade e a eficácia para a aprendizagem de muitos aspectos da linguagem - em geral, enquanto o mais jovem está exposto à língua, o mais bem sucedido e o aprendizado - e neurociência já começou a identificar o modo como o cérebro das crianças processa o idioma (de uma maneira diferente se as compara com cérebro dos adultos).

Este entendimento é relevante para a concepção das políticas educacionais referentes ao ensino de línguas estrangeiras, que muitas vezes não começa até a adolescência.

Adolescentes e adultos, naturalmente, aprendem novas línguas (outros idiomas além do materno), mas este apresenta maiores dificuldades.

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário