terça-feira, 10 de março de 2009

Clarificando Os Neuromitos

Español
English
Clarificando Os "Neuromitos"

Desde há alguns anos, têm aumentado o número de idéias equívocas sobre o cérebro, os "Neuromitos". Estes são importantes para educação tanto como, têm-se desenvolvido em torno aos neuromitos novas idéias, ou abordagens sobre a forma como nós aprendemos.

Estes equívocos muitas vezes têm a sua origem em alguns elementos com aparência científica, o que os torna identificáveis e são difíceis de refutar. Assim, eles são incompletas extrapolações além da evidência científica, ou são idéias completamente falsas; esses mitos precisam ser removidos com a intenção de evitar uma colisão da educação contra uma série de impasses sem saída.

Cada "mito" ou conjunto de mitos são discutidos em termos de como eles surgiram no discurso popular, e porque eles não têm subsistência à luz das provas neurociêncitificas.

Eles estão agrupados da seguinte forma:
  • "Você não deve perder tempo, todas as coisas importantes sobre o cérebro se decidem até a idade de três anos"
  • "Existem períodos críticos quando determinadas habilidades devem ser ensinadas e aprendidas".
  • "Mas eu li em algum lugar, de qualquer jeito nós só usamos o 10% do cérebro".
  • "Eu uso o cérebro esquerdo, ela é uma pessoa que usa o cérebro direito".
  • "Confrontá-lo, Homens e meninos têm cérebros diferentes que mulheres e meninas".
  • "O cérebro das crianças pode lidar só com o aprendizado duma linguagem por vez".
  • "Melhore Sua Memória!".
  • "Aprenda enquanto está dormido".
"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário