sexta-feira, 13 de março de 2009

A Inteligência

Español
A Inteligência

O conceito de inteligência está sempre sujeito à disputa. Consegue um conceito único determinar todas as faculdades intelectuais dum indivíduo? Podem essas faculdades ser separadas e medidas? E, em particular; O que faz que estas probas mostrem e / ou prevêem a função cerebral e o comportamento social da pessoa?

A noção de inteligência evoca a conceito de competência, assim são consideradas habilidades verbais, espaciais e habilidades para resolver problemas ou a altamente desenvolvida capacidade para lidar com conceitos complexos.

Contudo, apesar de todos esses aspectos se descuida o conceito de "Potencial". Ainda mais, pesquisas Neurobiológicas sobre a aprendizagem, e as funções cognitivas mostram claramente que estes processos estão em constante evolução, e são dependentes de uma série de fatores variados particularmente os meio-ambientais e emocionais.

Isto significa que um ambiente estimulante poderia proporcionar a cada indivíduo a oportunidade de crescer e desenvolver suas habilidades.

Deste este ponto de vista, as inúmeras tentativas para quantificar inteligência utilizando testes (tais como a medida de Coeficiente de Inteligência (IQ) ou outros) são considerados demasiado estáticos e são indicados como padronizados e culturalmente tendenciosos (alguns até ideologicamente tendenciosos).

Com base em pressupostos a priori, os testes de inteligência são restritivos e por isso problemáticos. Com base no "cálculo da inteligência" ou a questionável atribuição de diferentes níveis de inteligência, que deve ser concluído na prática? Ou também que pode se pensar sobre as decisões de orientação profissional tomada com base em estes testes inteligência?

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário