quarta-feira, 18 de março de 2009

Só Até os 3 Anos?


Español
English
Plasticidade Cerebral na Infância 2
Só Até os 3 Anos?

As Questões que preocupam à área da educação são: Como podemos construir um melhor apoio para ajudar as capacidades existentes? Existe um momento ótimo para este tipo de ensino, e se há algum modo preferente de aprendizado?

Desde há longo tempo tem sido uma crença generalizada entre os não-especialistas, que desde o nascimento até os 3 anos de idade, as crianças estão mais receptivas à aprendizagem (Bruer, 1999). Com base nesta perspectiva, Se as crianças não tenham sido expostas a uma extensa gama estimulação precoce, elas não são capazes de recuperar os benefícios do estímulo a tenra idade, mais tarde em sua vida.

Contudo, incluindo as competências em que existem períodos sensíveis, a capacidade de aprender não é perdida após que este período passa. Enquanto, não há provas científicas de que o excesso de estímulo em uma criança normal e saudável tenha algum efeito benéfico, há indícios de que este excesso de estimulação pode ser um desperdício de tempo (Sebastian, 2004).

As conclusões sobre o que estes argumentos, estão baseados em uma função muito básica como é a visão. Esta não é uma extrapolação apropriada para a aprendizagem de habilidades cognitivas. Para uma melhor compreensão e entendimento de como afeta a experiência inicial o desenvolvimento posterior, deve-se realizar um estudo maior e mais amplo.

Os períodos sensíveis, de fato, nunca têm existido, em determinadas áreas de aprendizagem tal como aquisição da linguagem.
"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 44

Nenhum comentário:

Postar um comentário