domingo, 15 de março de 2009

A Memória e o Aprendizado

Español
English
A Memória e o Aprendizado

Durante o processo de aprendizagem, vestígios (dos circuitos neuronais) são deixados, mediante a integração das informações recebidas. Isto é como a memória é ativada.

A memória é um processo cognitivo, onde é possível que a experiência passada seja lembrada; para a aquisição de novas informações (desenvolvimento de um novo circuito) geralmente é necessária se lembrar a informação prévia (reativação da rota já estabelecida).

Quando o caminho é mais vezes reativado, mais será "marcado" pela memória. Em outras palavras, Esta rota vai tornar-se menos vulnerável ao esquecimento.

A memória é construída pela aprendizagem, e os benefícios da aprendizagem persistem através dela. Estes dois processos têm profundas inter-relações, assim a memória está sujeita aos mesmos fatores que influenciam a aprendizagem.

Esta é a razão pela qual a memorização de um evento ou uma informação pode ser melhorada através de uma emoção forte, especial contexto, alta motivação ou aumento da atenção.

Aprender uma lição muitas vezes significa ser capaz de recitar-la de memória, o treinamento y os testes de avaliação estão geralmente baseadas na recuperação, e por conseguinte, a memorização de informações; isto muitas vezes prejudicando as competências originais e mesmo da compreensão do conteúdo da matéria.

É este o papel atribuído habilidades de memória justificado?. Esta é uma questão importante no domínio da educação, e está começando a atrair a atenção dos neurocientistas.

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 29

4 comentários:

  1. Adorei o texto acima, me foi muito util,muito obrigada....
    Adriana Alvarenga, bióloga.

    ResponderExcluir
  2. Adriana o prazer foi meu, especialmente conhecer que você curtiu de dita tradução.

    Hegel

    ResponderExcluir
  3. achei muito interessante, e gostaria de saber quais foram as suas referencias?
    Alessandra, professora

    ResponderExcluir
  4. Estimada Alessandra:

    Acho que às vezes é difícil de tomar conta por meus estimados leitores que meus "post" (artigos) quase sempre posem referencia.

    Para encontrá-la tem que ler o final do artigo donde está a principal referencia.

    Neste artigo é "Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 29"

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir