terça-feira, 28 de abril de 2009

"Quanto é o Suficiente?"

Español
English
"Quanto é o Suficiente?"

Qualquer discussão sobre privação ou redução de sono levanta a pergunta "quanto é suficiente?". Porque as exigências e diferenças individuais no sono são grandes, é impossível dar orientações simples que sejam adequadas para todas as pessoas.

Há também indícios de que tenham mostrado que tomar uma soneca depois da aprendizagem de uma tarefa melhora o desempenho, parece que a expressão tão comum "vai dormir sobre ela" não é um "neuromito". Robert Stickgold (2003) realizou estudos em um grupo de estudantes da Universidade de Harvard, mostrando que o desempenho em uma tarefa complexa que exige uma grande dose de atenção e concentração poderia ser restaurada para os níveis observados no início do experimento pelos indivíduos tendo uma soneca de 30 -60 minutos.

Como a privação do sono parece ser prevalente entre as crianças, mais estudos sobre o tema, e mais estudos experimentais que possam contribuir para determinar sua associação com sintomas psicológicos e diminuição desempenho cognitivo são necessários.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 74


Comentário (Informação Adicional)

O Sono e Sua Idade


Quando nascemos dormimos aproximadamente 18 horas de sono por dia. Uma grande parte deste utiliza-se no sono REM, que se pensa contribui com o desenvolvimento do cérebro. Como o sono REM é geralmente seguido por um período de sono mais leve ou ficar acordado, você pode ver por que os bebês dormem durante um curto período depois acordar.

A quantidade de sono necessária diminui conforme a criança cresce. De três a cinco anos de idade se necessita cerca de onze a treze horas de sono durante a noite, porque a maioria nessa idade tem desistido de cochilar durante o dia. Por cinco anos de idade mais ou menos, apenas um pouco mais de duas horas são gastas durante pelo sono REM. Os Pré - adolescentes podem precisar entre nove e onze horas de sono, enquanto os adolescentes precisam em média dez horas.

Na medida em que envelhecemos a necessidade de sono altera, e cerca de metade das pessoas mais velhas queixam-se de problemas no sono regular. As pessoas mais velhas podem não precisar de menos sono, mas podem encontrar-se gastando na noite menos horas de sono profundo. A mudança dos níveis hormonais muitas vezes deixa as pessoas mais velhas lutando para conseguir dormir, quando eles acordam muito cedo esta vai seguida da necessidade de tirar um cochilo durante o dia.

A falta de saúde ou um estilo menos ativo de vida pode reduzir a capacidade para dormir solidamente as sete ou oito horas.

As mulheres apresentam mais freqüentemente insônia do que homens. Insônia afeta entre 15% e 30% dos homens e 25% a 40% das mulheres.

"IMSOMIA", The Essential Guide, Antonia Chitty & Victoria Dawson, 2009, page 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário