sábado, 11 de abril de 2009

A Importância dos Ácidos Graxos Omega-3


Español
English
A Importância dos Ácidos Graxos Omega-3

É essencial ter em conta as necessidades nutricionais ao longo do dia e distribuir a ingestão alimentar a fim de ter em conta estas necessidades. Além disto, 39 elementos vitais, não são produzidos pelo organismo, portanto, precisam ser obtidos a partir de uma fonte alimentar (OCDE, 2003b).

Uma recente descoberta confirmou os benefícios da antiquada costume da dieta diária nas crianças - a colher de óleo de fígado de bacalhau. Esta simples "porção", tal como a de outros peixes oleosos, são particularmente ricos em ácidos graxos altamente insaturados (HUFA), agora comumente referidos como ácidos graxos ômega-3. Eles são muito importantes em ambos processos tanto para o equilíbrio hormonal quanto para o sistema imunológico, que são cruciais para um cérebro saudável. Em muitas modernas dietas, os ácidos graxos se tornaram relativamente escassos, mas eles ainda são essenciais para o desenvolvimento da função cerebral normal.

Embora sejam necessários estudos para não ser arrastado pela moda do entusiasmo do consumo dos ácidos graxos ômega-3, antes que estudos mais extensos sobre seu efeito no cérebro deram provas de tais alegações.

Um ensaio clínico controlado aleatorizado de suplementação da dieta com ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 versus um placebo foi realizado em 117 crianças com idades compreendidas entre os 5-12 anos, com Dispraxia do Desarrolho, também conhecido como Desordem do Desarrolho da Coordenação (DDC). Os resultados mostraram que, embora nenhum efeito do tratamento ativo sobre as habilidades motoras foi aparente, melhorias significativas foram encontradas na leitura, escrita e comportamento durante 3 meses de tratamento em grupos paralelos. A conclusão foi que a suplementação de ácidos graxos pode oferecer uma opção segura e eficiente tratamento para os problemas educacionais e comportamentais em crianças com DDC (Richardson e Montgomery, 2005).

Outro estudo foi realizado nas prisões do Reino Unido para testar se adequada ingestão de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais causou uma redução de comportamentos anti-sociais, incluindo a violência. Este foi de fato o caso e é particularmente relevante para aqueles com dietas pobres (Gesch e colaboradores, 2002).

Embora as evidências científicas mostrem que uma dieta rica em ácidos graxos essenciais e comer um bom Café da manhã contribuem para a boa saúde e uma melhor aprendizagem, a clara, as mensagens a partir desta investigação têm, até agora, não foram amplamente tidas em consideração pelos responsáveis políticos a fim de garantir a sua aplicação prática. Assim, é necessário ampliar estudos e aplicar tais achados para o domínio educativo.

Promover comportamentos saudáveis entre os estudantes deve ser uma missão fundamental da escola: proporcionar aos jovens os conhecimentos e as competências de que necessitam para se tornarem adultos saudáveis e produtivos. Isto irá melhorar a sua capacidade de aprender; reduzir absenteísmo e melhorar a aptidão física e mental alerta. Administradores das Escolas, membros do conselho escolar, professores, trabalhadores sociais e os pais devem ser incentivados a procurar informação e recursos sobre a importância da nutrição para a saúde das crianças e dos seus resultados acadêmicos.

Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário