segunda-feira, 13 de abril de 2009

Interações Sociais e o Cérebro

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Interações Sociais e o Cérebro

Existem influências sociais sobre o cérebro que têm um impacto direto sobre sua capacidade para funcionar otimamente para a aprendizagem. A importância das influências sociais positivas sobre fisiologia e comportamento tenha sido estabelecida.

Nas duas últimas décadas, as crianças têm sido cada vez mais reconhecidas como pesquisadores e prestadores de interação social e comunicação. Embora grande parte da aprendizagem precoce parecesse ser automática, ela exige naturalmente um ambiente estimulante e rico no qual a interação social é muito importante (Blakemore, Winston e Frith, 2004).

Um estudo de orfanatos romenos tem mostrado que a falta de adequado contato emocional pode levar à desordem de apego (O'Connor, Bredenkamp e Rutter, 1999).

Outro estudo de crianças criadas em ambientes sociais extremos em que foram privados de qualquer dos cuidados normais considerou que tais privações podem produzir mudanças relativamente permanentes na química do cérebro da criança, prejudicando a produção de hormônios como a oxitocina que são determinantes para a adaptação e interação social.

Estes achados apóiam a idéia de que existe um papel crucial da qualidade do início da experiência social precoce, no desenvolvimento do cérebro, os quais são subjacentes a aspectos-chave de sistemas de comportamento social humano (Fries e colaboradores, 2005).

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 62

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