quinta-feira, 9 de abril de 2009

Usá-lo ou Perdê-lo

Español
English
Usá-lo ou Perdê-lo

Muitos processos cognitivos no cérebro declinam quando param de ser usados, confirmando em linhas gerais o conceito do aprendizado ao longo da vida. Em vez de o proverbial "você não pode ensinar a um cão velho novos truques", a mensagem deve ser "usá-lo ou perdê-lo", elevando ainda mais a questão: qual é a melhor maneira como deve ser feito isso?.

Combatendo O Declínio da Função Cognitiva

Embora o nosso cérebro é suficientemente flexível para permitir a aprendizagem ao longo da vida, há um declínio geral na maior parte das capacidades cognitivas de idade em torno de 20 a 80 anos. A impressão é que o quotidiano declínio começa muito mais tarde do que aos 20 anos, é simplesmente porque ele se torna mais evidente durante o final da idade adulta.

As Perdas de função executiva e da memória a longo prazo em adultos de meia idade pode também não ser muito aparente para o indivíduo, porque são compensadas por aumentos em competências e habilidades (Park e colaboradores, 2001).

Ainda há muito a ser entendido, no entanto, sobre a interação entre o aumento do conhecimento e o declínio das funções executivas e memória em toda a vida, de modo que é necessária mais investigação nesta área.

Nem todas as funções cognitivas declinam da mesma maneira com a idade. O declínio foi mais claramente observado em tarefas como a comparação de cartas, comparação de padrões comparação, carta rotação, computação calibração, leitura de spans, recordar senhas, de recordação livre, e assim por diante. Em contrapartida, o aumento da capacidade cognitiva em toda a vida útil de até 70 anos (com algumas descidas pela idade 80) também foram observados.

Este é o caso do vocabulário, por exemplo, que se manifesta um aumento com a experiência e conhecimentos gerais para contrabalançar as perdas em outras capacidades cognitivas (Park e colaboradores, 2001; Tisserand e colaboradores, 2001, 2002).

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, page 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário