quinta-feira, 9 de abril de 2009

Exercite seu Cérebro

Español
English
Exercite seu Cérebro,
O Aprendizado Atrasa o Declínio Cognitivo Relacionado com o Envelhecimento


O declínio relacionado com a idade é devido a problemas com vários mecanismos cognitivos em vez de ter uma única causa. É provável que todos os diferentes processos executivos, assim como a sua velocidade, declinam com a idade e contribuíram com as dificuldades de ordem superior, em funções cognitivas como a memória e o raciocínio (Park e colaboradores, 2001).

Estudos abordando o declínio diferencial da função neurocognitiva com a idade mostram que a velocidade de processamento das informações diminui já na quarta década de vida, e aplica-se especialmente aos processos cognitivos que são dependentes de áreas e circuitos dentro do córtex prefrontal.

Assim, as chamadas "funções executivas" estão entre as primeiras a se deteriorar com a idade, o que se torna manifesta em formas tais como diminuição da eficiência no processamento de novas informações, aumentou do esquecimento, falta de atenção e concentração, e diminuição da aprendizagem potencial.

O efeito da idade é diferente dentro do córtex prefrontal, dorsolateral e medial com as áreas a ser mais afetada do que a região orbital. É possível que esta diferença dá origem à falta de integridade das áreas dentro do córtex pré e desempenha um papel causal no declínio cognitivo relacionados com a idade (Tisserand e colaboradores, 2001, 2002).

O declínio no funcionamento cognitivo de ordem superior relacionado com a idade não afeta necessariamente a criatividade. Na verdade, há indícios de que a criatividade é largamente independente de outras funções cognitivas. Um estudo analisando os efeitos do envelhecimento na criatividade dos japoneses adultos com idade variando de 25 a 83 não encontrou diferenças na idade fluência, originalidade do pensamento capacidade, produtividade, e na aplicação da capacidade criativa. No entanto, as diferenças entre sexos foram encontradas na fluência e produtividade com as mulheres em relação a o resultado obtido pelos homens. Estes resultados sugerem que certas habilidades criativas são mantidas durante toda a vida adulta.

Além de experiência, o "fitness" é outro fator que afeta a função cognitiva (ver Capítulo 3). A idéia de que as aptidões físicas e mentais estão relacionadas é um antigo dito, expressa em latim pelo poeta Juvenal como "mens sana corpore em Sano" (ou seja, "uma mente sã num corpo saudável"). Uma revisão de literatura que acontece em animais tenha encontrado motivos para otimismo no reforço da função cognitiva (Anderson e colaboradores, 2000).

"Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science", 2007, pages 50-51

Nenhum comentário:

Postar um comentário