segunda-feira, 4 de maio de 2009

É O Córtex Prefrontal Nosso Monitor Moral?

Español
English
É O Córtex Prefrontal Nosso "Monitor Moral"?

O Sistema Prefrontal, ou córtex Prefrontal, é uma das maiores e críticas sub-regiões no cérebro humano. Brodmann estimou que constitui 29% do córtex dos seres humanos, em comparação com 17% chimpanzés, 7% em cães, e de 3,5% em gatos.

O seu elevado grau de desenvolvimento em seres humanos, sugere que ele também podem mediar uma variedade de funções especificamente humanas, muitas vezes referidas como "Funções Executivas", tais como o pensamento abstrato, criatividade na resolução de problemas, e seqüenciamento temporal do comportamento.

O método da lesão é desde cedo um marco para nossa compreensão sobre o córtex prefrontal; e isto aconteceu através do caso de Phineas Gage, um trabalhador pedreiro que foi ferido por uma explosão que levou uma barra de ferro através do seu lobo frontal esquerdo. Gage sobreviveu ao bizarro acidente, mas depois ele começou a mostrar graves alterações da personalidade que foram descritos por Harlow (o médico que cuidou dele e salvou sua vida).

Antes do acidente Gage era um trabalhador sério e consciente, mas depois da recuperado tornou-se imaturo, como uma criança, socialmente inadequado e irresponsável. As descrições iniciais de Harlow das funções do lobo frontal foram completadas por muitos estudos subseqüentes das pessoas com tumores frontais, lesões do lobo frontal, e tratamento cirúrgico de epilepsia, psicose ou transtorno obsessivo-compulsivo. Este trabalho indica que danos substanciais no córtex prefrontal produzem uma síndrome muito semelhante ao de Gage.

Embora a inteligência geral não é necessariamente prejudicada por lesões frontais, os indivíduos com lesão frontal substancial são afetados em outras capacidades, tais como a volição, a capacidade de planejar, e o julgamento social.

Dois diferentes subtipos de "Síndromes Frontais" têm sido observados:

As Lesões orbitais da região prefrontal do córtex (a mais "primitiva" parte do córtex frontal sobre a sua superfície inferior, ligeiramente acima dos olhos) fazem as pessoas eufóricas, hiperativas, e inclinadas ao comportamento social inadequado, como abordagens sexuais com pessoas desconhecidas.

As lesões da porção dorsolateral (o exterior das convexidades dos lobos frontais na parte lateral do cérebro) tornam as pessoas apáticas, inativas fisicamente, e menos capazes de realizar tarefas cognitivas complexas, como a formulação de um conceito abstrato.

Dentro dessas síndromes, Não obstante, reside um núcleo comum: a diminuição da capacidade de prosseguir metas dirigidas pelo comportamento, baseada na integração das questões ambientais e internas. Esta é provavelmente a função básica do córtex prefrontal.

Ao propósito, o córtex pré-frontal amadurece particularmente tarde em seres humanos, concluindo seu desenvolvimento na terceira década de vida (O que explica em forma parcial o comportamento "Tipicamente Adolescente" irritável, inseguro e confuso).

"BRAVE NEW BRAIN", Conquering Mental Illness in the Era of the Genome, Nancy C. Andreasen, 2000, pages 68 - 69

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Possue algum relato de jovens usuários de drogas que tenham sofrido lesões no lobo frontal?

    ResponderExcluir
  2. Com licença pela demora Anônimo:

    Com respeito sua duvida é bom lembrar que Não Todas as drogas tem o mesmo efeito.
    Em geral de pode dizer que Algumas drogas são Estimulantes do Sistema nervoso. outras o deprimem, as restantes causam estado de consciência alterados.

    Há drogas que actuam sobre nosso sistema nervoso e são legais e não precisam de prescrição médica (Cafeína, Nicotina, Álcool), enquanto outras substancias legais (Barbitúricos, ansiolíticos)
    necessitam desta prescrição (Médica).

    Acho que você se refere as drogas ilegais y cada uma delas tem maior o menor efeito sobre os diferentes sistemas, Portanto não é tão simples como dizer que alguma delas produzem lesões no lobo frontal, e aumentam deste maneira algum tipo de conduta fora de controle...

    O que compartem todas elas (legais e ilegais) é que todas activam o circuito de recompensa do Sistema nervoso central, em especial o sistema límbico com a Dopamina como principal neuro-transmissor...

    Acho em conclusão que depende da sensibilidade do individuo, la quantidade a qualidade e o tempo usado para elas causem algum tipo de lesão cerebral.

    ResponderExcluir