sábado, 9 de maio de 2009

O Cérebro Feminino

Español
English
O Cérebro Feminino

O seguinte texto resume os principais pontos de vista derivados do capítulo Percepção e Cognição do livro O Cérebro Feminino:

Existem 3 categorias de tarefas de cognição e percepção: As tarefas com vantagem feminino, aquelas com vantagem masculino, e as tarefas neutras. As vantagens do sexo masculino são nas tarefas que exigem análise e manipulação de estímulos espaciais (por exemplo: Rod e Frame, Rotação Mental). As vantagens do sexo feminino são aquelas que exigem uma análise e manipulação de material verbal e visual (por exemplo: sinônimos, objetos ocultos).

Nas mulheres o Desempenho nas tarefas com vantagens masculinas melhora durante a fase menstrual, quando se torna semelhante ao rendimento masculino. O desempenho nas tarefas com vantagem feminina é melhor ainda na metade do ciclo menstrual.

As diferenças do sexo masculino-feminino nas tarefas espaciais estão relacionadas principalmente ao tempo de reação, enquanto que a exatidão é geralmente igual. As fêmeas podem executar as tarefas de forma tão precisa como os homens, mas pode demorar mais ensaios para adquirir a habilidade no inicio.

Existe uma vantagem feminina para reconhecer e lembrar informação específica e global.

Existem diferenças na percepção sensorial e sensibilidade durante o ciclo menstrual. Antes de (ou durante) a ovulação a agudeza visual é maior, aumenta a sensibilidade à almíscar é sensibilidade tátil é agravada. Isso faz sentido conhecendo que estes sistemas são úteis para encontrar um companheiro, e as fêmeas são mais sensíveis quando precisam (Ivery observação inédita).

"The Female Brain", Second Edition, Cynthia Darlington, 2002, pages 102 - 103

Nenhum comentário:

Postar um comentário