quarta-feira, 13 de maio de 2009

Desenvolvendo a Diferença: Sexo / Gênero (1)

Español
English
Desenvolvendo a Diferença: Sexo / Gênero (1)

Apesar dos parágrafos onde já se falou das semelhanças e diferenças, a história até agora tem sido só universalmente uma, no desenvolvimento cerebral genericamente "normal". Cada cérebro desenvolve-se diferentemente um de outro ainda no útero. Cada sistema nervoso é único, genética e ambientalmente; mesmo antes do nascimento, o feto começa a tarefa de auto-construção.

O padrão geral de fiação neuronal, de conexões sinápticas, dos sulcos e giros corticais, de colunas modulares neuronais é universal, mas as especificidades são individuais, ainda feto cada humano está construindo seus sistemas de proteção pessoal que lhe vão permitir se converter num ser humano funcional.

A complexidade para interpretar essas diferenças é naturalmente material de controvérsia, nenhuma maior a que rodeiam sexo e gênero, na medida em que estes podem ser divididos. Afinal, "é menino ou menina?" provavelmente seja a segunda pergunta feita pelos pais dum recém-nascido, embora a resposta não é necessariamente tão fácil como as vezes parece.

O Sexo (em oposição ao Gênero) começa na concepção. Dos vinte e três pares de cromossomos que contém o DNA, um par é diferente desde o início. No desenvolvimento normal, as fêmeas têm um par de cromossomos X, os homens um X e um Y.

Portanto, os padrões de herança genética entre os sexos também variam desde o início. (Existem também alguns padrões anormais de herança como a Síndrome de Turner, em que uma mulher herda apenas um cromossomo X; e a Síndrome XYY, na qual os homens herdam um cromossomo Y extra.)

"THE 21st-Century BRAIN", Explaining, Mending and Manipulating the Mind, Steven Rose, 2005, pages 81 - 83

Nenhum comentário:

Postar um comentário