sábado, 28 de novembro de 2009

¡Melhore Sua memória (3)


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"Melhore Sua memória (3)!"
"Não é Melhor Aprender a Aprender?"

Há um grande número de técnicas para melhorar a memória, mas eles tendem a agir em um determinado tipo de memória só, seja através da mnemotecnia, repetições de um mesmo estímulo, ou a criação de mapas conceituais (dar sentido às coisas que não necessariamente tem no sentido, para aprendê-las mais facilmente).

Joseph Novak tem dedicado considerável tempo ao estudo de mapas conceituais (ver Novak, 2003) observou um aumento significativo na capacidade dos estudantes de física do ensino médio para resolver os problemas através do uso destas técnicas. Este trabalho ainda carece de um estudo de imagens cerebrais para definir as áreas cerebrais ativadas durante estes diferentes processos. No entanto, foi observado que diferentes áreas do cérebro são ativadas, dependendo se o assunto é um novato ou não no assunto em questão.

Mais estudos neurológicos são ainda, portanto, precisos para entender como funciona a memória. Consideráveis diversidades individuais existem, e os mesmos indivíduos irão utilizar a sua memória de forma diferente durante todo o tempo em função da sua idade.

No entanto, a ciência tem confirmado o papel desempenhado pelo exercício físico, o uso ativo do cérebro, e uma dieta bem equilibrada (incluindo os Ácidos Graxos Omega-3), para desenvolver a memória e reduzir o risco de doenças degenerativas.

Questões relacionadas com a utilização da memória nos métodos de ensino atual e, em especial para o papel crucial desempenhado pela memória do estudante na avaliação e certificação dos sistemas de educação da OCDE, provavelmente terá que ser repensada no futuro à luz das novas descobertas da neurociência. Muitos programas confiam mais na memória do que a compreensão. A questão "não é melhor aprender a aprender?" Não podem ser respondida através de neurociência, mas permanece pertinente.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 121

domingo, 22 de novembro de 2009

Melhore Sua Memória (2)

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"Melhore Sua Memória (2)!"
Só Alguns Têm Memória Fotográfica

O que acontece com as pessoas que têm uma memória visual, quase eidética (fotográfica); que são muito boas na memorização de uma longa lista de números sorteados aleatoriamente, ou capazes de, simultaneamente jogar várias partidas de xadrez com os olhos vendados? Os investigadores têm atribuído esses desempenhos para formas especializadas de pensar, em vez de um tipo específico de memória visual.

DeGroot (1965) teve um interesse nos grandes mestres de xadrez, levando-os a cooperar em experimentos onde o tabuleiro de xadrez foi brevemente apresentado, e estes excelentes jogadores tiveram que recriar as posições das peças. Eles tiveram sucesso nesse desafio perfeitamente, exceto quando o esquema apresentado não tinha chance de acontecer durante um verdadeiro jogo de xadrez.

A conclusão DeGroot foi que a capacidade dos grandes jogadores para recriar as posições no tabuleiro de xadrez não foi devido à memória visual, mas sim a capacidade de organizar mentalmente a informação de um jogo que eles conheciam muito bem. Nessa visão, um mesmo estímulo é percebido e entendido de forma diferente dependendo da profundidade do conhecimento da situação.

Não obstante este trabalho, algumas pessoas parecem possuir uma memória visual excepcional, que pode manter uma imagem praticamente intacta. Esta é a "memória eidética (fotográfica)". Algumas pessoas podem, por exemplo, enunciar uma página inteira escrita em uma linguagem desconhecida, visto que muito brevemente, como se tivessem tirado uma foto da página. A imagem fotográfica não é formada no cérebro como uma imagem, no entanto - não é uma reprodução, mas uma construção. Leva tempo para se formar, e as pessoas com este tipo de memória devem olhar para a imagem de pelo menos três a cinco segundos para ser capaz de analisar cada ponto. Uma vez que esta imagem é formada no cérebro, os sujeitos são capazes de descrever o que viram como se estivessem olhando para o que eles descrevem.

Em contrapartida, os sujeitos normais, sem memória fotográfica duvidam mais em sua descrição. É interessante (e possivelmente perturbador) saber que uma maior proporção de crianças que os adultos parecem possuir uma memória fotográfica; parece como se a aprendizagem, ou a idade, enfraquece essa capacidade (Haber e Haber, 1988). Estes pesquisadores também demonstraram que 2 - 15% das crianças da escola primária têm uma memória eidética .

Leask e seus colegas (1969) constataram que a verbalização, de uma imagem interferiu com a captura da imagem fotográfica, sugerindo uma possível linha de explicação para a perda de memória fotográfica com a idade. Kosslyn (1980) também procurou explicar essa correlação negativa entre a memorização visual e idade. Segundo seus estudos, a explicação reside no fato de que os adultos podem codificar a informação usando palavras que as crianças ainda não finalizaram o desenvolvimento de suas aptidões verbais.

Ainda falta de evidência científica para confirmar ou contradizer estas explicações. Estudos de imagens cerebrais sobre este fenômeno são necessários.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, pages 120 - 121

domingo, 15 de novembro de 2009

Melhore Sua Memória (1)

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"Melhore Sua Memória (1)!"
A Capacidade de Esquecer é Necessária Para Uma Boa Memorização

A memória é uma função essencial na aprendizagem, e é também o tema de ricas fantasias e distorções. "Melhore sua memória!" Aumente sua capacidade de memória! "Como conseguir uma memória excepcional rápido!" Gritam os slogans de comercialização de livros e produtos farmacêuticos.

Os slogans são empurrados com um aumento da insistência durante o tempo dos exames. Nós agora sabemos o suficiente para compreender os processos, e prever a criação de produtos e métodos que melhorem a memorização?

Necessitamos as mesmas formas de memória de hoje, que as usadas cinqüenta ou cem anos atrás, em um mundo de diferentes habilidades e profissões? Podemos falar de memórias diferentes - por exemplo, visual, lexical ou emocional? Os métodos de aprendizagem utilizar a memória da mesma forma que fizeram há cinqüenta anos? Estas são questões pertinentes neste contexto.

Nos últimos anos, a compreensão da memória tem avançado. Sabemos agora que a memória não responde apenas ao tipo de fenômeno, e não está localizada em apenas uma parte do cérebro. No entanto, ao contrário de uma crença popular, a memória não é infinita e isso acontece porque as informações são armazenadas em redes neuronais, cujo número é finito em si (apesar de enorme). Ninguém pode esperar de memorizar toda a Encyclopaedia Britannica.

A investigação também descobriu que a capacidade de esquecer é necessária para uma boa memorização. Nesta, o caso de um paciente seguido pelo neuropsicólogo Alexander Luri é esclarecedor: o paciente tinha uma memória que parecia ser infinita, mas, sem capacidade de esquecer, foi incapaz de encontrar um emprego estável, a menos que fosse como "campeão de memorização".

Parece que a taxa de esquecimento das crianças é a taxa ideal de construir uma memória eficiente (Anderson, 1990).

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 120

domingo, 1 de novembro de 2009

Natureza e Criação do Cérebro

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Natureza e Criação do Cérebro

É possível que nós nascêssemos com predisposições genéticas que afetam a força das conexões dos setores em nossos cérebros? E estes por sua vez, predeterminar - predestinar - nossas capacidades para o resto de nossas vidas? Isto poderia levar a interferências francamente preocupantes.

A verdade é bem diferente. As predisposições genéticas são apenas isso - tendências que influenciam o desarrolho do cérebro, não o determinam em absoluto. De fato, tem sido sistematicamente descritas que as características genéticas com as quais nascemos são susceptíveis de ser responsável por cerca de metade das diferenças entre um indivíduo e outro - a outra metade é decorrente de influências não genéticas que incluem: o ambiente, a educação recebida dos pães, irmãos, colegas, a escola, e a alimentação; para apenas citar alguns.

Estudos comparativos foram realizados com gêmeos separados no nascimento, irmãos não gêmeos (irmãos e irmãs biológicas), e os irmãos adotivos. Os gêmeos separados estão compartilhando todos os recursos genéticos, mas nenhuma influência ambiental; os irmãos biológicos compartilham partes de alguns dos seus genes e muito de suas influências ambientais, e os irmãos adotivos compartilham seu ambiente, mas não o material genético.

Estatisticamente, cerca de metade das semelhanças entre esses grupos pode ser explicadas por sua origem genética; e a outra metade não pode, e deve ser atribuída ao meio ambiente. A predisposição genética é uma tendência, mas claramente não é uma predestinação. Parece que os circuitos neuronais do cérebro estão influenciados em medidas iguais tanto por a natureza como pela criação.

Novamente, o efeito pode ser bastante indireto. Os estudos em gêmeos idênticos são freqüentemente interpretados restritivamente, em termos de genes e cérebro; mas está claro que os gêmeos compartem; tipos de corpo, níveis hormonais, acuidade visuais, e uma infinidade de variáveis; as quais afetam a maneira como o mundo os trata.

Como uma criança que se dá bem na escola está também influenciada por sua altura, peso, estado atlético, cor da pele? E como essa criação irá certamente influenciar a sua composição mental? Estas são algumas das razões por que certos cientistas argumentam que a herança das habilidades cognitivas e talentos estão apenas fracamente suportados.

Além disso, os circuitos neurais do cérebro podem ser base dum espectro diversificado de habilidades individuais. Estes caminhos, influenciados pelos genes e o meio ambiente, jogam um papel na determinação das diferentes habilidades para a música, o atletismo, a afabilidade - em uma ampla gama de características que nos fazem quem somos. Longe de determinar uma ordenação linear se pessoa vai "ganhar" ou "perder", os diferentes caminhos cerebrais podem conceder uma variedade de dons e talentos, levando em direções diversas, ajudando a gerar populações de indivíduos, cada um com trilhas originais que contribuem com a mistura humana.

"BIG BRAIN", The Origins and Future of Human Intelligence, Gary Lynch and Richard Granger, 2008, pages 127 - 128

sábado, 17 de outubro de 2009

Mantenha Suas Crianças Interessadas na Música

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Mantenha Suas Crianças Interessadas na Música

Todas as crianças com capacidades mentais normais crescem aprendendo a falar e compreender o que se fala na língua de seus familiares. Cedo na vida normal, o cérebro se desenvolve a um ponto em que a fala e sua compreensão ocorrem naturalmente. Mas a leitura e a escrita devem ser ensinadas.

A habilidade de usar a linguagem é uma capacidade humana única. O amor e apreço para com os ritmos e tons da música também podem ser exclusivamente humanos, e eles podem estar relacionados com nossa capacidade para a linguagem.

A evidência para isto, descrito anteriormente, são os estudos funcionais de imagens cerebrais que estão demonstrando que no processamento e produção da música, parecem se usar partes da rede da "linguagem" com a qual os neuro-cientistas agora estão tão acostumados.

Mas as crianças quase nunca aprendem a música automaticamente (como fazem com a língua falada) como para produzir ou executar música sem exposição e treinamento especiais. E ainda nós não sabemos quais são os importantes "Períodos Críticos" para aprender a compreender, apreciar e executar a música.

Dada esta incerteza, existem muitas razões pelas quais os pais devem proteger suas apostas e dar a seus filhos uma exposição precoce à música. Conhecemos já que os músicos de orquestra têm mais matéria cinzenta no cérebro do que os não-músicos.

Ao contrário de ver TV, que é uma atividade passiva e sedentária, ouvir música pode ser feito enquanto as crianças fazem outras atividades, como brincar com quebra-cabeças ou construir com Legos. Isto hes dá a experiência inicial com o processamento multitarefa e dual. Eles também podem cantar ou dançar junto com a música que estão ouvindo, exercitando assim múltiplas redes em seus cérebros.

O que eles deveriam ouvir? Uma mistura equilibrada de música clássica e popular, uma criança musicalmente orientada pode ser o melhor. Por que ritmos clássicos? Porque contém um complexo de formas musicais, e os temas as crianças os percebem intuitivamente muito antes de elas poderem entendê-los analíticamente.

O que da educação formal da música? Pessoalmente, sou uma defensora disso, e do começo em uma idade relativamente jovem. O programa de música "Suzuki", que permite as crianças aprendam a tocar um instumento quando eles são tão jovens como aos dois ou três anos, é excelente.

Para os mais novos, se enfatiza os instrumentos de cordas (violino geralmente), mas também o piano pode ser introduzido muito cedo. Aprender a executar num instrumento ensina muitas coisas além da música: a disciplina do praticante, a alegria de realizar e de progredir, o equilíbrio de desempenho frente aos outros, e a experiência de participar num grupo.

Conforme uma criança amadurece e é capaz de tocar em uma orquestra (ou uma banda, para alguns instrumentos), a criança aprende a trabalhar como parte duma equipe. E o cérebro da criança também adquire as sinapses para a construção de habilidades para a leitura de partituras e percepção das relações visuais / espaciais.

"The Creating BRAIN", The Neuroscience of Genius, Nancy C. Andreasen, 2005, pages 177 - 178