domingo, 15 de novembro de 2009

Melhore Sua Memória (1)

Español
English
"Melhore Sua Memória (1)!"
A Capacidade de Esquecer é Necessária Para Uma Boa Memorização

A memória é uma função essencial na aprendizagem, e é também o tema de ricas fantasias e distorções. "Melhore sua memória!" Aumente sua capacidade de memória! "Como conseguir uma memória excepcional rápido!" Gritam os slogans de comercialização de livros e produtos farmacêuticos.

Os slogans são empurrados com um aumento da insistência durante o tempo dos exames. Nós agora sabemos o suficiente para compreender os processos, e prever a criação de produtos e métodos que melhorem a memorização?

Necessitamos as mesmas formas de memória de hoje, que as usadas cinqüenta ou cem anos atrás, em um mundo de diferentes habilidades e profissões? Podemos falar de memórias diferentes - por exemplo, visual, lexical ou emocional? Os métodos de aprendizagem utilizar a memória da mesma forma que fizeram há cinqüenta anos? Estas são questões pertinentes neste contexto.

Nos últimos anos, a compreensão da memória tem avançado. Sabemos agora que a memória não responde apenas ao tipo de fenômeno, e não está localizada em apenas uma parte do cérebro. No entanto, ao contrário de uma crença popular, a memória não é infinita e isso acontece porque as informações são armazenadas em redes neuronais, cujo número é finito em si (apesar de enorme). Ninguém pode esperar de memorizar toda a Encyclopaedia Britannica.

A investigação também descobriu que a capacidade de esquecer é necessária para uma boa memorização. Nesta, o caso de um paciente seguido pelo neuropsicólogo Alexander Luri é esclarecedor: o paciente tinha uma memória que parecia ser infinita, mas, sem capacidade de esquecer, foi incapaz de encontrar um emprego estável, a menos que fosse como "campeão de memorização".

Parece que a taxa de esquecimento das crianças é a taxa ideal de construir uma memória eficiente (Anderson, 1990).

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 120

Nenhum comentário:

Postar um comentário