sábado, 28 de novembro de 2009

¡Melhore Sua memória (3)


Español
English
"Melhore Sua memória (3)!"
"Não é Melhor Aprender a Aprender?"

Há um grande número de técnicas para melhorar a memória, mas eles tendem a agir em um determinado tipo de memória só, seja através da mnemotecnia, repetições de um mesmo estímulo, ou a criação de mapas conceituais (dar sentido às coisas que não necessariamente tem no sentido, para aprendê-las mais facilmente).

Joseph Novak tem dedicado considerável tempo ao estudo de mapas conceituais (ver Novak, 2003) observou um aumento significativo na capacidade dos estudantes de física do ensino médio para resolver os problemas através do uso destas técnicas. Este trabalho ainda carece de um estudo de imagens cerebrais para definir as áreas cerebrais ativadas durante estes diferentes processos. No entanto, foi observado que diferentes áreas do cérebro são ativadas, dependendo se o assunto é um novato ou não no assunto em questão.

Mais estudos neurológicos são ainda, portanto, precisos para entender como funciona a memória. Consideráveis diversidades individuais existem, e os mesmos indivíduos irão utilizar a sua memória de forma diferente durante todo o tempo em função da sua idade.

No entanto, a ciência tem confirmado o papel desempenhado pelo exercício físico, o uso ativo do cérebro, e uma dieta bem equilibrada (incluindo os Ácidos Graxos Omega-3), para desenvolver a memória e reduzir o risco de doenças degenerativas.

Questões relacionadas com a utilização da memória nos métodos de ensino atual e, em especial para o papel crucial desempenhado pela memória do estudante na avaliação e certificação dos sistemas de educação da OCDE, provavelmente terá que ser repensada no futuro à luz das novas descobertas da neurociência. Muitos programas confiam mais na memória do que a compreensão. A questão "não é melhor aprender a aprender?" Não podem ser respondida através de neurociência, mas permanece pertinente.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 121

Nenhum comentário:

Postar um comentário