domingo, 1 de novembro de 2009

Natureza e Criação do Cérebro

Español
English
Natureza e Criação do Cérebro

É possível que nós nascêssemos com predisposições genéticas que afetam a força das conexões dos setores em nossos cérebros? E estes por sua vez, predeterminar - predestinar - nossas capacidades para o resto de nossas vidas? Isto poderia levar a interferências francamente preocupantes.

A verdade é bem diferente. As predisposições genéticas são apenas isso - tendências que influenciam o desarrolho do cérebro, não o determinam em absoluto. De fato, tem sido sistematicamente descritas que as características genéticas com as quais nascemos são susceptíveis de ser responsável por cerca de metade das diferenças entre um indivíduo e outro - a outra metade é decorrente de influências não genéticas que incluem: o ambiente, a educação recebida dos pães, irmãos, colegas, a escola, e a alimentação; para apenas citar alguns.

Estudos comparativos foram realizados com gêmeos separados no nascimento, irmãos não gêmeos (irmãos e irmãs biológicas), e os irmãos adotivos. Os gêmeos separados estão compartilhando todos os recursos genéticos, mas nenhuma influência ambiental; os irmãos biológicos compartilham partes de alguns dos seus genes e muito de suas influências ambientais, e os irmãos adotivos compartilham seu ambiente, mas não o material genético.

Estatisticamente, cerca de metade das semelhanças entre esses grupos pode ser explicadas por sua origem genética; e a outra metade não pode, e deve ser atribuída ao meio ambiente. A predisposição genética é uma tendência, mas claramente não é uma predestinação. Parece que os circuitos neuronais do cérebro estão influenciados em medidas iguais tanto por a natureza como pela criação.

Novamente, o efeito pode ser bastante indireto. Os estudos em gêmeos idênticos são freqüentemente interpretados restritivamente, em termos de genes e cérebro; mas está claro que os gêmeos compartem; tipos de corpo, níveis hormonais, acuidade visuais, e uma infinidade de variáveis; as quais afetam a maneira como o mundo os trata.

Como uma criança que se dá bem na escola está também influenciada por sua altura, peso, estado atlético, cor da pele? E como essa criação irá certamente influenciar a sua composição mental? Estas são algumas das razões por que certos cientistas argumentam que a herança das habilidades cognitivas e talentos estão apenas fracamente suportados.

Além disso, os circuitos neurais do cérebro podem ser base dum espectro diversificado de habilidades individuais. Estes caminhos, influenciados pelos genes e o meio ambiente, jogam um papel na determinação das diferentes habilidades para a música, o atletismo, a afabilidade - em uma ampla gama de características que nos fazem quem somos. Longe de determinar uma ordenação linear se pessoa vai "ganhar" ou "perder", os diferentes caminhos cerebrais podem conceder uma variedade de dons e talentos, levando em direções diversas, ajudando a gerar populações de indivíduos, cada um com trilhas originais que contribuem com a mistura humana.

"BIG BRAIN", The Origins and Future of Human Intelligence, Gary Lynch and Richard Granger, 2008, pages 127 - 128

Nenhum comentário:

Postar um comentário