domingo, 22 de novembro de 2009

Melhore Sua Memória (2)

Español
English
"Melhore Sua Memória (2)!"
Só Alguns Têm Memória Fotográfica

O que acontece com as pessoas que têm uma memória visual, quase eidética (fotográfica); que são muito boas na memorização de uma longa lista de números sorteados aleatoriamente, ou capazes de, simultaneamente jogar várias partidas de xadrez com os olhos vendados? Os investigadores têm atribuído esses desempenhos para formas especializadas de pensar, em vez de um tipo específico de memória visual.

DeGroot (1965) teve um interesse nos grandes mestres de xadrez, levando-os a cooperar em experimentos onde o tabuleiro de xadrez foi brevemente apresentado, e estes excelentes jogadores tiveram que recriar as posições das peças. Eles tiveram sucesso nesse desafio perfeitamente, exceto quando o esquema apresentado não tinha chance de acontecer durante um verdadeiro jogo de xadrez.

A conclusão DeGroot foi que a capacidade dos grandes jogadores para recriar as posições no tabuleiro de xadrez não foi devido à memória visual, mas sim a capacidade de organizar mentalmente a informação de um jogo que eles conheciam muito bem. Nessa visão, um mesmo estímulo é percebido e entendido de forma diferente dependendo da profundidade do conhecimento da situação.

Não obstante este trabalho, algumas pessoas parecem possuir uma memória visual excepcional, que pode manter uma imagem praticamente intacta. Esta é a "memória eidética (fotográfica)". Algumas pessoas podem, por exemplo, enunciar uma página inteira escrita em uma linguagem desconhecida, visto que muito brevemente, como se tivessem tirado uma foto da página. A imagem fotográfica não é formada no cérebro como uma imagem, no entanto - não é uma reprodução, mas uma construção. Leva tempo para se formar, e as pessoas com este tipo de memória devem olhar para a imagem de pelo menos três a cinco segundos para ser capaz de analisar cada ponto. Uma vez que esta imagem é formada no cérebro, os sujeitos são capazes de descrever o que viram como se estivessem olhando para o que eles descrevem.

Em contrapartida, os sujeitos normais, sem memória fotográfica duvidam mais em sua descrição. É interessante (e possivelmente perturbador) saber que uma maior proporção de crianças que os adultos parecem possuir uma memória fotográfica; parece como se a aprendizagem, ou a idade, enfraquece essa capacidade (Haber e Haber, 1988). Estes pesquisadores também demonstraram que 2 - 15% das crianças da escola primária têm uma memória eidética .

Leask e seus colegas (1969) constataram que a verbalização, de uma imagem interferiu com a captura da imagem fotográfica, sugerindo uma possível linha de explicação para a perda de memória fotográfica com a idade. Kosslyn (1980) também procurou explicar essa correlação negativa entre a memorização visual e idade. Segundo seus estudos, a explicação reside no fato de que os adultos podem codificar a informação usando palavras que as crianças ainda não finalizaram o desenvolvimento de suas aptidões verbais.

Ainda falta de evidência científica para confirmar ou contradizer estas explicações. Estudos de imagens cerebrais sobre este fenômeno são necessários.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, pages 120 - 121

2 comentários:

  1. No caso da foto acima... O cara No precisa ter uma Boa memória... Eu jogo xadrez... E na 6a série meu professor me ensinou a jogar como na imagem acima... É fácil até... Só pra constar... Tenho 15 anos

    ResponderExcluir
  2. O cara da foto acima foi Campeão do Mundo, até o ano 2000 era o mejor jogador do planeta, Gari Kasparov.

    Continue jogando xadrez, entretanto o mais importante e interessante será que o estude com toda a paixão possível...

    Parabens garoto, força!!

    ResponderExcluir