domingo, 24 de julho de 2011

Temos Dois Cérebros? (2)


Español
English
“¿Existe Um Cérebro Esquerdo e Outro Cérebro Direito?” (2)
Um Mito que Começou no Século XIX

Esta oposição entre O "Cérebro esquerdo / Cérebro direito" se originou na Primeira pesquisa neurofisiológica. As Capacidades intelectuais eram freqüentemente descritas dentro de duas classes: por um lado as aptidões críticas e analíticas, e por outro as aptidões criativas e sintéticas.



Uma das doutrinas principais da neurofisiologia do século XIX associava a cada função con um hemisferio. Em 1844, Arthur Ladbroke Wigan quando publicava “A New View of Insanity: Duality of the Mind” (“Uma Nova Visão da Loucura: A Dualidade da Mente”). Ele descreveu os dois hemisférios do cérebro como independentes, lhe atribuí a cada um sua própria vontade e maneira de pensar; costumam trabalhar juntos; no entanto, em algumas doenças eles (os hemisférios) podem trabalhar um contra outro.


Esta idéia cativou a imaginação geral com a publicação por Robert Louis Stevenson, do famoso “The Strange Case of Doctor Jekyll and Mister Hyde” (“O Estranho Caso do Doutor Jekyll e O Senhor Hyde”) em 1866, que aproveita a idéia de um hemisfério esquerdo cultivado se opõe a um hemisfério direito primitivo e emocional, esta metade direita facilmente perde o controle total.



Paul Broca, neurologista francês, foi além da ficção de localizar papéis diferentes nos dois hemisférios. Na década de 1860, examinou os cérebros depois da morte de mais de 20 pacientes cujas funções da língua tinham sido prejudicadas. Em todos os cérebros examinados, notou lesões no lobo frontal do hemisfério esquerdo, enquanto o hemisfério direito ainda estava intacto. Ele conclui que a Produção da linguagem falada tinha que ser localizado na parte frontal do hemisfério esquerdo.



Este foi complementado poucos anos depois, pelo neurologista alemão Karl Wernicke, que também examinou pós-morte os cérebros de pessoas que tiveram distúrbios no desenvolvimento da linguagem, ele sugeriu que a capacidade de Compreender a linguagem está situada no lobo temporal do hemisfério esquerdo.

Assim, Broca e Wernicke associaram o mesmo hemisfério do cérebro, o Esquerdo, a dois componentes essenciais do processamento de linguagem: a compreensão e a produção oral.




Autópsia do Cérebro


Diagrama do Hemisfério Cerebral Esquerdo


Fotografia do Hemisfério Esquerdo "Normal"


Fotografia do Hemisfério Esquerdo "Com a Área de Broca Danificada"

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 114, 115

(Vai a continuar...)

2 comentários:

  1. meu pai sofreu um avc hemorragico no nucleo da base a esquerda e perdeu a fala ,acha que ele pode volta a fala?

    ResponderExcluir
  2. Não é impossível, mais com muitas limitações.
    Quase ninguém volta com essas lesões a ter o mesmo nível.

    Mas a prática pode lhe recuperar hasta certo grado, ainda sendo muito pouco a recuperação vale tentar...

    Toda a sorte do Mundo...

    ResponderExcluir