segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Temos Dois Cérebros? (3)

Español
English
“Existe Um Cérebro Esquerdo e Outro Cérebro Direito?” (3)
Os 60s, Se Inicia o Estudo do “Cérebro Vivo Dividido”

Até a década de 1960, os métodos para observar o papel dominante do hemisfério esquerdo no uso e processamento da linguagem (lateralização da linguagem) foram baseados nos estudos pós-morte de pacientes com lesões cerebrais. Alguns neurologistas, no entanto, alegaram que a linguagem pode não ser inteiramente uma função no hemisfério esquerdo; já que era impossível concluir que não corresponde ao hemisfério direito papel algum, com base na falta de lesões nos cérebros das pessoas que tiveram alterações de linguagem. As lesões apenas no lado esquerdo poderiam haver sido produto do azar.







A pertinência deste pressentimento foi ressaltada pelos estudos realizados sobre o "Cérebro Vivo Dividido" de alguns pacientes.
O Corpo Caloso desses pacientes foi cortado a fim de parar que os ataques epilépticos passaram de um hemisfério para o outro.
Embora o objetivo principal da operação era reduzir a ataques epilépticos, também permitiu aos pesquisadores estudar o papel de cada hemisfério em estes pacientes.






Os primeiros estudos foram realizados como nas décadas de 1960 e 1970, com o ganhador do Prêmio Nobel de Medicina Roger Sperry e sua equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia desempenhando um papel dominante.Eles tiveram sucesso no fornecimento de informações para um único hemisfério no "Cérebro Dividido" dos pacientes, a los quais lhes pediu usar cada mão separadamente para identificar objetos sem olhar para eles..
Este protocolo experimental foi construído sobre o fato de que as básicas funções motoras e sensoriais são simetricamente divididas entre os dois hemisférios do cérebro - o hemisfério esquerdo recebe quase toda a informação sensorial e controla os movimentos da parte direita do corpo e vice-versa.
A informação sensorial da mão direita é recebido no hemisfério esquerdo, e a informação sensorial da mão esquerda no hemisfério direito.

Quando os pacientes tocavam um objeto com sua mão direita, eles poderiam facilmente dar o nome do objeto, mas não quando eles tocavam com a mão esquerda. Aqui estava a prova que o hemisfério esquerdo é a sede das funções de linguagem principal.






Esta localização desigual de funções da linguagem criou a idéia do hemisfério esquerdo como o encaregado da funcão verbal e o hemisfério direito como o o encaregado das funções não-verbais. Dado que a língua tem sido muitas vezes entendido como a função mais nobre da espécie humana, o hemisfério esquerdo foi declarado "Dominante".






Outros experimentos com o mesmo tipo de pacientes ajudaram a esclarecer o papel do hemisfério direito. Um vídeo feito por Sperry e Gazzaniga sobre o cérebro dividido do paciente W.J. deu uma demonstração surpreendente da superioridade do hemisfério direito para a visão espacial. O paciente recebeu vários dados, cada um com dois lados vermelhos, dois lados brancos e dois lados com a alternância de listras diagonais brancas e vermelhas. A tarefa do paciente foi para organizar os dados de acordo com os padrões apresentados em cartões. O início do vídeo mostra a W.J. organizar rapidamente os dados usando sua mão esquerda (controlada, lembre-se, pelo hemisfério direito) no padrão exigido. Contudo ele tinha grande dificuldade para completar a mesma tarefa usando sua mão direita - ele era lento e moveu os dados em forma duvidosa. Uma vez que sua mão esquerda intervém, tornou-se rápida e precisa, mas quando os pesquisadores pediram que repita a tarefa com as condições inicias, ele voltou a ser indeciso.

Outra pesquisa feita por Roger Sperry e colaboradores. (1969) confirmou o domínio do hemisfério direito na visão espacial. Este papel foi, confirmada depois por estudos de casos clínicos. Os pacientes que sofrem de lesões no hemisfério direito não eram capazes de reconhecer rostos familiares; e outros pacientes tinham dificuldades com a orientação espacial.

Alguns pacientes com lesões no hemisfério direito têm mostrado defeitos na identificação da entonação emocional das palavras e no reconhecimento de expressões emocionais faciais. Estudos comportamentais respaldam aos estudos clínicos: os ritmos da fala são melhor percebidos quando os sons são recebidos pelo ouvido esquerdo porque a informação vai para o hemisfério direito, e as imagens vistas pelo campo visual esquerdo provocar maior reação emocional. Foi deduzida a partir destas informações que o hemisfério direito também se especializa em processos relacionados as emoções.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 115

(Vai a continuar...)

Um comentário: