sábado, 16 de julho de 2011

Temos Dois Cérebros? (1)

Español
English
“Existe Um Cérebro Esquerdo e Outro Cérebro Derecho?” (1)
Dois Hemisférios Cerebrais Muito Bem Ligados

O cérebro está composto de redes neuronais, ele tem áreas funcionais que se interagem entre si, este órgão está composto por um Hemisfério Esquerdo e outro Direito. Cada hemisfério e encontra mais especializado em determinadas tarefas, quando é comparado um com outro.

Será que estes fatos justificam as estranhas declarações a ser ouvidas na vida cotidiana, tais como: “Eu sou mais de Cérebro Esquerdo"? o ou “As mulheres têm um Cérebro” Direito” mais desenvolvido”?, ¿Existe realmente um “Cérebro” Direito y outro “Cérebro” Esquerdo?




Faz-se necessário uma rápida revisão sobre a origem desses conceitos para determinar se eles correspondem aos fatos, ou se é novamente uma questão de extrapolações questionáveis dos dados científicos.






O Corpo Caloso Conecta as Duas Metades do Cérebro
Entretanto para começar, precisa ser sublinhado que os dois hemisférios não são entidades funcionais e anatômicas separadas: estas dois estruturas nervosas se conectam (por o Corpo Caloso), e muitos neurônios têm seu núcleo celular num hemisfério e suas extensões no outro. Isso por si só deve levar a reflexão.






Lateralização da Função Cerebral:

Tem sido dito que o Cérebro Esquerdo” é a sede do pensamento racional, do pensamento intelectual, da análise e da fala. Ele, também processa a informação numérica dedutivamente ou logicamente. Ele separa as informações por meio da análise, distinguindo e estruturação as partes do todo, mediante a organização dos dados em forma linear. O hemisfério esquerdo está mais bem equipado para lidar com tarefas relacionadas com a linguagem (escrita e leitura), a álgebra, para a resolução de problemas matemáticos, e operações lógicas. Assim, se pode acreditar que: “as pessoas que são racionais, intelectuais, lógicas, e que tem um bom senso analítico Usam Preferencialmente Seu “Cérebro” Esquerdo” e tendem a ser matemáticos, engenheiros e pesquisadores”.



O Cérebro Direito” tem sido chamado a sede da intuição, a emoção, do pensamento não-verbal, do pensamento sintético, que permite representações no espaço, a criação e o manejo das emoções. Ele tende a sintetizar, a recriar formas tridimensionais, observar as semelhanças das mensagens invés das diferenças, e compreende as configurações complexas. Ele reconhece os rostos e percebe os espaços. Daqui advém o Mito Complementário “que as pessoas que são intuitivas, emocionais, imaginativas, e que facilmente encontram seu caminho, "Usam Preferencialmente Seu “Cérebro” Direito” e se engajam com as profissões artísticas e criativas".


No entanto, apesar da localização relativa das funções superiores do cérebro no encéfalo, é sempre necessário lembrar que este é Um Só Cérebro com Dois Hemisférios, que estão geralmente muito bem conectados...


Esta imagem mostra o Corpo Caloso em 3 Dimensões, que conecta as duas metades do cérebro




Imagens em Duas Dimensões do Corpo Caloso

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 114

(Vai a continuar...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário