domingo, 12 de dezembro de 2010

Quando Determinadas Questões Devem Ser Aprendidas?

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Há Períodos Críticos No Aprendizado? (1)

Quando Determinadas Questões Devem Ser Ensinadas e Aprendidas?


A influência da sinaptogênese intensa nos primeiros anos da vida sobre o cérebro adulto ainda não é conhecida, mas sabe-se que os adultos tem menor capacidade para aprender certas coisas. Por exemplo quem começa a aprender uma língua forânea a idade adulta, provavelmente sempre terá um "sotaque estrangeiro"; o virtuosismo do aluno adulto que inicia o aprendizado de um instrumento, muito provavelmente, nunca seja igual comparado com uma criança, com a mesma formação musical desde os 5 anos.

Isso significa que há períodos de vida, depois dos quais certas tarefas já não podem ser aprendidas? Ou meramente as tarefas são aprendidas de forma mais devagar ou diferente em diversas etapas da vida?

Durante muito tempo acreditou-se que o cérebro perdia neurônios conforme aumentava a idade; não obstante, os achados das novas tecnologias têm desafiado esta afirmação. Terry e seus colegas mostraram que o número total de neurônios em cada área do córtex cerebral não é dependente da idade, mas isso acontece apenas com o número dos neurônios "grandes". As células nervosas diminuem, o que produz o aumento do número de neurônios pequenos, no entanto o número total de todos os neurônios permanece igual.

Na realidade recentemente foram encontrados que certas partes do cérebro, como o hipocampo, possuem capacidade de gerar novos neurônios durante toda a vida. O hipocampo, entre outras coisas, esta envolvida na memória espacial e nos processos de navegação (Burgess e O'Keefe, 1996).

Uma Pesquisa que compara os motoristas de táxi de Londres com os outros cidadãos elegidos em forma aleatória sugere uma forte relação entre o tamanho relativo e a ativação do hipocampo, assim como uma boa capacidade de navegação; por outro lado, existe uma correlação positiva entre o alargamento do córtex cerebral auditivo e o desenvolvimento do talento musical; há crescimento de áreas motoras do cérebro após um treino intenso de movimentos dos dedos. Neste último caso, as mudanças na configuração da rede de neurônios ligados à aprendizagem pode ser medida usando imagens do cérebro a partir do quinto dia de treinamento, ou seja, após um período muito breve de aprendizagem.

Os processos que remodelam o cérebro - sinaptogênese neuronal, poda, desenvolvimento e alteração - são agrupados sob o mesmo termo: "Plasticidade Cerebral". Numerosos estudos têm demonstrado que o cérebro permaneceu plástico ao longo da vida, tanto em termos de número total de neurônios como das sinapses.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 112

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