domingo, 30 de janeiro de 2011

No Aprendizado Humano Não Existem Períodos Críticos

Español
English
Há Períodos Críticos No Aprendizado? (2)
Na aprendizagem: As Aves Têm Períodos Críticos, O Homem Tem Períodos Sensíveis

O conceito de "Período Crítico" remonta-se às experiências conduzidas na decada de 1970 pelo etólogo Konrad Lorenz, e são relativamente bem conhecidos pelo público em geral.

Ele observou que os filhotes de pato depois da eclosão se tornaram ermanentemente conectado ao objeto proeminente móveis do ambiente, geralmente a mãe-pata, que Lorenz anexo denominado "Impressão". Ao tomar o lugar da mãe, Lorenz conseguiu tornar-se ligado a os filhotes que o seguia por toda parte. O período que permite que essa ligação é muito curto (após da eclosão); uma vez no local, era impossível mudar o objeto de apego e os filhotes seguem permanentemente ao substituto, em vez de sua mãe. O verbete "Período Crítico" é adequado para um caso como um evento (ou sua ausência) durante um período específico provoca uma situação irreversível.



A aquisição de competências é resultado da formação e do reforço das ligações nervosas certas, mas também adequada poda de outras sinapses. Há uma distinção que precisa ser feita entre dois tipos de sinaptogêneses - aquela que ocorre naturalmente no início da vida e outra resultante da exposição a ambientes complexos ao longo da vida. Os investigadores referem-se ao primeiro como "Aprendizagem Experiência-Expectante" e ao segundo como "Aprendizagem Experiência-Dependente".

A Gramática se aprende mais rápido e fácil até aproximadamente os 16 anos de idade, enquanto a capacidade de enriquecer o vocabulário se pode melhorar ao longo da vida (Neville, 2000).

A Gramática dá um exemplo de Aprendizagem Período Sensível e é Experiência-Expectante: para aprender-la sem excessiva dificuldade, deve idealmente ocorrer em um lapso de tempo (o período sensível). A Aprendizagem Experiência-Expectante é, portanto, ideal durante determinados períodos da vida.

O aprendizado que não depende de um período sensível, como a aquisição de vocabulário, é "Experiência-Dependente": quando o mais fácil aprendizado não está restrita por idade, e esse tipo de aprendizagem pode até mesmo melhorar à medida que os anos passam.

Existem "Períodos Críticos", como fases unicas durante as quais certos tipos de aprendizagem pode ocorrer com sucesso? Pode certas habilidades ou mesmo o conhecimento unicamente é adquirido durante relativamente curto, dentro de as lhamadas "janelas de oportunidade" que, em um estágio preciso do desenvolvimento do cérebro em seguida se fechem isso vai ser de uma vez e para sempre?



No presente a evidência que existe do aprendizado nos humanos podemos dicer que Não temos períodos críticos, nossa espécie tem a capacidade de aprender ao longo da vida; Temos períodos sensíveis para os processos que precisamos aprender, isso é mostrado pela plasticidade do cérebro saudável ao longo da nossa vida.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 113

Nenhum comentário:

Postar um comentário