sábado, 1 de maio de 2010

Podemos Melhorar Nossa Capacidade de Aprender? (2)

Español
English
Podemos Melhorar Nossa Capacidade de Aprender? (2)
Seria Bom Descobrir Nosso Estilo Particular de Aprendizagem!

Para aprender um novo material mais cedo, é fundamental utilizar nossos pontos fortes. Por exemplo, a maioria das pessoas aprende coisas que se ouvem mais eficientemente do que as objetos que vêem. No entanto, isso não é verdade para todos, e é útil conhecer quais são nossas próprias fortaleças e fraquezas. De fato, existem alguns alunos que aprendem melhor se eles estão autorizados a tocar e brincar com os objetos que estão relacionados com o assunto a aprender, este pode ser o motivo do porque a aulas de laboratório são tão populares entre os alunos.

Seria bom para você descobrir seu estilo particular de aprendizagem para que possa utilizar melhor seus pontos fortes. Se você aprende melhor vendo, certifique-se de representar a novas idéias com linhas ou figuras, ou encontrar boas ilustrações para os conceitos que você ache difícil.



Também é útil envolver tantas modalidades sensoriais possíveis quando vai aprender novas informações. Uma apresentação oral complementada com material visual será melhor compreendida e lembrada do que a apresentação oral sozinha. A palestra que está bem ilustrada envolve duas modalidades de estímulos sensoriais, enquanto que uma palestra só se envolve apenas a audição. Esta estratégia é consistente com a idéia de que palavras e imagens são processadas de maneira diferente pelo cérebro, e que envolver dois processos torna mais provável que o material seja lembrado.



No passado, as crianças freqüentemente foram ensinadas a ler ouvindo ao professor dizer o som que cada letra faz e o jeito como aqueles sons podem ser aprendidos e combinados. Agora, as crianças podem ter letras de plástico e ser incentivadas a jogar com elas e simultaneamente a ouvir os sons. A memória pode ser aumentada se as habilidades motoras são usadas simultaneamente, talvez seja por isso que a leitura é reforçada por toma de anotações. O processo de sintetizar o conhecimento em algumas frases simples, o ato de escrever essas frases pode melhorar a compreensão e retenção de novas idéias.

"THE EVOLVING BRAIN", The known and Unknown, R. Grant Steen, 2007, pages 134 - 135

Nenhum comentário:

Postar um comentário