sábado, 24 de abril de 2010

Podemos Melhorar Nossa Capacidade de Aprender? (1)

Español
English
Podemos Melhorar Nossa Capacidade de Aprender? (1)

Prestar Atenção é Essencial!

Tomando en conta o que sabemos sobre a aprendizagem e a memória, é possível a otimização da capacidade humana para aprender? O aprendizado é simplesmente o Quociente de Inteligência (QI) em ação ou é uma habilidade que pode ser afiada? Estamos limitados por nossas habilidades inatas ou há intelectualmente alguma possibilidade de melhorar dita qualidade?

Evidências recentes mostram que as estratégias para melhorar a memória dependem duma maior compreensão da maneira como o cérebro humano funciona. Algumas estratégias estão baseadas no comum senso e já tem amplo uso, mas algumas delas são menos intuitivas.

Toda vez que há um mercado bilionário em dólares para: fomentar o consumo das vitaminas para aprimorar o rendimento do cérebro, seminários sobre o realce da memória, e alimentos especiais com o fim de aumentar o poder do cérebro, talvez valha a pena rever o que é realmente conhecido.

Talvez a lição mais importante seja: Prestar Atenção é Essencial!. A atenção é bastante seletiva, A atenção é bastante seletiva, filtra as informações recebidas e permite que somente a informação relevante obter acesso a memória de trabalho. A intensa concentração há demonstrado aumentar a velocidade na qual uma pessoa pode aprender novos fatos e idéias; mais a atenção tem pouco impacto na aprendizagem de novas habilidades motoras. A memória explícita é, portanto, mais vulnerável à falta de atenção do que é a memória implícita. O professor hábil pode usar esta característica da mente humana, ajudando os alunos a se concentrar em conceitos ou idéias que são particularmente difíceis.

"THE EVOLVING BRAIN", The known and Unknown, R. Grant Steen, 2007, pages 133 - 134

Nenhum comentário:

Postar um comentário