quarta-feira, 31 de março de 2010

Tipos de Memória

Español
English
Tipos de Memória
O que é aprendizagem?

Aprender se produz de muitas formas e tem muitas definições, então a aprendizagem pode ser pensada como a retenção de memórias explícitas e implícitas. Uma memória explícita é uma imagem na mente ou algo que pode ser descrita em palavras, está constituída por um objeto, um lugar ou um evento, e se tem certa concretude dela. Uma memória implícita é mais difícil de definir, toda vez que não se pode ter consciência dela, esta pode ser uma tendência ou hábito de pensamento, ou pode até ser uma melhora na capacidade para discriminar entre os estímulos que inicialmente foram percebidos como iguais.

Em qualquer caso, é evidente que a aprendizagem não é apenas a construção de uma coleção de fatos: ele tem mais a ver com o estabelecimento de novos padrões de pensamento.

A aprendizagem tem sido definida como a ter plasticidade no comportamento, embora esta definição ignore qualquer outra forma de aprendizagem que não tenha efeito sobre o comportamento.

A melhor definição poderia ser reconhecem que a aprendizagem é a memória e as lembranças (memória explícita) que persistem sobre escalas de tempo múltiplas.

Memória de curto prazo: Esta poderia durar apenas alguns segundos. Por exemplo: você olha o relógio para responder a uma pergunta sobre a hora e segundos depois você pode não lembrar mais.

Memória de trabalho: Se a memória dura mais, digamos de segundos a horas. Citando caso análogo: se você leva um recado para alguém, você pode esquecer a mensagem logo que foi transmitida, mesmo se você se lembrava da mensagem durante horas antes de sua entrega.

Memória de longo prazo: Se a lembrança dura mais tempo ainda, de horas a meses. Um exemplo poderia ser seu número de telefone, que você é capaz de lembrar sem esforço.

Memória de longa duração: Se ha feito a distinção entre a memória de longo prazo e de longa de duração. A memória de longa duração pode representar alguma forma de fossilização da memória de longo prazo. Citando caso análogo: poderia ser que você se lembre do número de telefone da casa de sua infância, e de isso faz muitos anos.

É possível que a memória de trabalho, memória de longo prazo e memória de longa duração sejam simplesmente diferentes fases da memória de longo prazo, apesar disso existe talvez uma distinção legítima entre estas entidades.

"THE EVOLVING BRAIN", The known and Unknown, R. Grant Steen, 2007, pages 128 - 129




Nota: (comentário pessoal)

Em nossa era de dominação da mídia, está se tornando cada vez mais difícil conseguir que as lembranças se passem para a memória de longo prazo (realizando assim uma aprendizagem eficaz). Porque há agora cada vez mais estímulos.

Esta tendência vai contra a memória de longo prazo, onde você precisa dum tempo (que varia em cada pessoa) para esta nova informação seja conservada. Nossa atenção agora está influenciada pelos constantes estímulos de natureza visual e / ou auditiva.

Tenho a impressão de que esses agentes (sobretudo os visuais) estão se tornando menos eficazes, portanto, requer cada vez maior quantidade e intensidade destes estímulos para ter um efeito semelhante.

2 comentários:

  1. Preocupamos-nos muito com as razões do não estarmos armazenando todas as informações na memória de longo prazo e a informação nos alerta da possibilidade de não ser doença degenerativa, mas um agora onde o acumulo de informações (por vezes divergentes) possibilita ao cérebro proceder a uma seleção mais criteriosa. Obrigada, pois, pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Great delivery. Outstanding arguments. Keep up the good spirit.
    Feel free to surf my webpage : know memes

    ResponderExcluir