sábado, 18 de fevereiro de 2012

As Crianças Só Aprendem "Bem" Uma Língua? (4)


Español
English
As Crianças Só Aprendem "Bem" Uma Língua? (4)

A Educação Multilíngüe Leva ao Desenvolvimento Infantil

O mito que se tem primeiro que falar bem a língua nativa antes de aprender uma segunda língua há sido contrariado pelos estudos que mostraram que as crianças que dominam duas línguas compreendem as estruturas de cada língua melhor e as aplicam de uma forma mais consciente.


Portanto, fomentar o multilinguismo ajuda a promover outras competências relacionadas à linguagem. Estes efeitos positivos são mais claros quando a segunda língua é adquirida cedo, em conclução uma educação multilíngüe Não Leva a um atraso no desenvolvimento.
Às vezes, as crianças muito jovens podem confundir as línguas, mas a menos que haja um defeito na aquisição (tais como a pobre diferenciação dos sons), esse fenômeno desaparece depois.




As teorias sobre o bilinguismo e o plurilinguismo particularmente têm sido baseadas em teorias cognitivas. Os futuros programas escolares para a aprendizagem de línguas devem se basear em exemplos bem sucedidos de práticas de ensino; estar informados das pesquisas sobre o cérebro, atuais ou futuras, e das idades favoráveis ​​para aprendizagem de línguas (Períodos Sensíveis).

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 118

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Um casal de jovens, hoje com 17 e 15 anos, moraram desde quando nasceram em um país da África, aprenderam o Inglês, a língua nativa e o português, este como língua mater. Hoje moram no Brasil. A inteligência deles é assombrosa. No ano passado o menino, de 15 anos, tirou 10 em todas as matérias durante todo o ano.
    Tenho um paciente com déficit de aprendizado. Incluí em sua psicoterapia o aprendizado do Inglês, língua que gosta como segunda opção,para aprimorar as funções cerebrais cognitivas.

    Obrigado.
    Gedson Lidorio. Psicanalista.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força Gedson Lidorio. O privilegio foi meu...

    Toda a sorte do mundo…

    Hegel

    ResponderExcluir