terça-feira, 10 de maio de 2011

O 100% do Cérebro Está Activo

Español
English
Só usamos 10% do Cérebro? (3)
O 100% do Cérebro Está Activo!

Achados da neurociência mostram agora que o cérebro está 100% ativo. Em neurocirurgia, quando é possível observar as funções do cérebro em pacientes sob anestesia local, estímulos elétricos não apresentam áreas inativas, mesmo quando não há movimento, se observó atividade nas areas relacionadas com a sensação ou emoção.



Nenhuma das áreas do cérebro estam totalmente inativos, mesmo durante o sono; se algumas regiões estivessem inativas, isso indicaria uma grave desordem funcional.

Da mesma forma, a perda de muito menos do que 90% do tecido do cérebro leva a sérias conseqüências, já que nenhuma região do cérebro pode ser danificado, sem causar defeitos físicos ou mentais.


Os casos de pessoas que viveram durante anos com uma bala alojada no cérebro ou trauma semelhante não indicam "áreas inúteis". Se não que é possível se recuperar completamente de um problema como este, esta é a demonstração da extraordinária plasticidade do cérebro: os neurônios (ou redes de neurônios) foram capazes de substituir aqueles que foram destruídos e, nesses casos, o cérebro se reconfigura para superar o vício .





Além, o mito é dificil de acreditar por razões fisiológicas. A Evolução não permite desperdícios; e do cérebro, como os demais órgãos, provavelmente mais do que qualquer outro, está moldado pela seleção natural. Ele representa apenas 2% do peso total do corpo humano, entretanto consome 20% da energia disponível. Com esse custo de energia tão elevados, a evolução não teria permitido o desenvolvimento de um órgão do qual 90% é inútil.

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 113



Nenhum comentário:

Postar um comentário