sábado, 12 de junho de 2010

A Escola 2.0: Sete Dicas Para O Educador


Español
English
A Escola 2.0: Sete Dicas Para O Educador
Encoraje a Seus Alunos Para Colaborar

Aqui se apresentam sete estratégias que irão ajudá-lo a se tornar um melhor professor nesta nova era digital.

1) Não jogue a tecnologia em sala de aula e espere só coisas boas:
O foco na mudança e a pedagogia, e não a tecnologia. O Aprendizado 2.0 relaciona-se com uma mudança radical no relacionamento entre o professor e os alunos no processo de aprendizagem. Obtenha esse direito e use a tecnologia para ganhar um aluno concentrado, personalizando o ensino e o ambiente, para fomentar a aprendizagem colaborativa.


2) O Discurso deve ser Corto!:
Você não tem todas as respostas. Comece fazendo perguntas aos Alunos e ouvido suas respostas. Também ouça as perguntas dos alunos. Deixe-os descobrir as respostas. Deixe-os co-criar uma experiência de aprendizagem com você.



3) Capacite aos alunos para colaborar: Encoraje-os para trabalhar uns com outros e mostrar-lhes como acessar o mundo dos especialistas nos assuntos disponível na Web.

4) Ponha o Foco na aprendizagem ao longo da vida, não no ensino para as probas: Não conta o que eles sabem quando se terminam a escola, é muito mais importante sua capacidade e amor pelo aprendizado durante a vida toda. Não se preocupe se as crianças esquecem as datas das principais batalhas da história. Elas podem procurá-los depois. Concentre-se em ensiná-los a aprender o que eles não sabem.

5) Use a tecnologia para conhecer cada aluno e construir sua auto-confiança, use programas personalizados de aprendizagem para eles.

6) Projete os programas educacionais de acordo com as oito normas: Os alunos deveriam ter a possibilidade da escolha, os programas deveriam ser personalizados, ter transparência, integridade, favorecer a colaboração e a diversão, ter velocidade e favorer a inovação em suas experiências. Aproveite os pontos fortes da cultura Geração da atual Rede Mundial, e fomentemos os aprendizados baseados em projetos.

7) Reinvente-se a si mesmo como professor, ou educador: Você também pode dizer: "Agora, eu mal posso esperar para me levantar de manhã para ir a trabalhar"

"GROWN UP DIGITAL", How The Net Generation Is Changing Your World, Don Tapscott, 2009, pages 148




Nota: (comentário pessoal)

Eu gostaria de discutir três idéias que se relacionam com a entrega final e como estas sete dicas podem ser aplicadas em meu país:

• A Educação Pública no Peru.
• A importância dos professores no uso adequado da Internet.
• A importância da Internet no desenvolvimento intelectual.

Educação Pública no Peru:

Em meu país a educação publica não serve para a integração ou como um meio de mobilidade social, se não para segregar setores importantes da população. Visto que, embora os termos da Constituição da República do Peru a educação é universal e livre; a qualidade da mesma nas escolas do estado é deplorável.

O nível de ensino no setor público não é ruim, é péssimo (Salvo raras exceções, como o Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social Fe y Alegria). De acordo com o Relatório Internacional PISA 2000, o Peru ficou em último lugar em termos de qualidade de ensino; 80% dos alunos que concluem o ensino médio em uma escola pública são analfabetos funcionais; óssea, após 12 anos de estudo, oito de 10 alunos não são capazes de compreender o que lêem em espanhol.

O governo peruano não tem políticas de Estado no sector da educação; eu tenho a impressão de que o sector empresarial (que lucra com esta deficiência escandalosa) e da classe política atual (cujos filhos estudam em escolas privadas) estão interessados em continuar com esta situação, pois é um negócio rentável.

O que existe são gestos, como reconhecer a deficiência terrível na qualidade do setor Educação e imediatamente atribuir toda a responsabilidade desta situação ao professor. Outros gestos são: dar crédito aos professores para aquisição de laptops, assim como a distribuição de computadores de baixo custo algumas escolas públicas fora das grandes cidades; tudo isso é feito sem qualquer treinamento prévio para os professores que irão utilizar esses instrumentos. Isto, obviamente, não parece ser parte de uma política de estado.




A importância do professor no uso adequado da Web:
No Peru, nas últimas quatro décadas, a profissão docente tanto no setor público quanto o privado tem sido cada vez mais precárias; isso parece ser um processo deliberado para desacreditar aos professores, e com o objetivo de degradar a imagem social do educador. Em geral, os professores foram obrigados a fazer mais coisas com um pagamento mais baixo, isso em nome do "Sacrossanto Livre Mercado".

Era uma situação perversa, em que o governo pretendia pagar-lhe um salário miserável aos educadores para a dedicação a tempo integral, e os professores faziam como se fossem a ensinar a seus alunos, tudo isso levou à qualidade da educação pública para níveis pobríssimos. Esta situação precária por suposto afetou consideravelmente a formação de professores.

Durante a última década, os salários escandalosamente baixos neste sector aumentaram, e há a promessa de dedicar uma maior quantidade de dinheiro do orçamento nacional para este importante sector, espero sinceramente que a situação se modifique.


Em minha opinião, é natural que os professores (porque são adultos) levam mais tempo para incorporar novos conhecimentos e habilidades. Este processo de formação é necessário para a utilização adequada de instrumentos como a Internet, porque se não há formação disponível, incentivos econômicos e / ou sociais o desenvolvimento dessas habilidades o processo é quase uma proeza. É claro que os professores treinados, economicamente e socialmente reconhecidos, motivados e com menos alunos por sala de aula terão muito mais qualidade de ensino.




A Importância da Internet no desenvolvimento intelectual:
Hoje, Em minha opinião circula através da Internet um mito de que diz "Usar a World Wide Web automaticamente torna-nos mais inteligentes", e que seu efeito é muito diferente da televisão. Eu acho que este tipo de instrumento moderno é apenas uma ferramenta muito poderosa, que o seu efeito depende da forma como ela é usada. O que é certo é que este sistema (a Web) tem um grande potencial e pode ser usado para uma grande variedade de alvos, tanto positivos como negativos.



O fato que mais pessoas tenham acesso à Internet não garante imediatamente que há um maior desenvolvimento intelectual. Em minha opinião a prova disso em meu país, foi o esforço da Rede Científica Peruana. Esta instituição, em meados da década de 1990 promoveu com sucesso o uso de cabines públicas de Internet em todo o Peru, na esperança de que a facilidade de acesso à Internet desencadearia um ciclo virtuoso na sociedade peruana. A realidade é que esse acesso NÃO promoveu uma produção escrita, mas foi aumentando o consumo do chat, e compulsivo uso dos jogos online. A razão parece estar relacionada com a péssima educação pública no Peru, associado a uma dramática percentagem de jovens incapazes de escrever em sua língua materna e; portanto, uma produção literária on-line muito baixa.




Em conclusão tanto os pais quanto os professores são as pessoas que desempenham um papel fundamental na boa utilização de uma ferramenta tão poderosa como a World Wide Web e, infelizmente, neste momento as sete dicas desta entrega são praticamente inaplicáveis na Educação Pública no país tão complexo como o Peru.

2 comentários:

  1. Realmente, o que falta nas escolas hoje em dia é o professor querer escutar mais os seus alunos, e além de querer que eles apreendam o conteúdo, saber que também pode aprender algo com eles para aplicar em outras turmas.
    O professor ficar tratando o aluno como inferior e debochar quando faz alguma pergunta não leva a nada positivo. Isso faz parte da punição.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Fernanda:

    E bom lembrar que “Ensinar é um Arte”, porque o que fazia bom resultado no passado para um "Bom Professor" pode agora no dar resultado.

    Acontece que O jovem agora se chateia rapido com os textos escritos e tem mais demanda de imagens, aquilo que não acontecia no passado recente (faz 15 anos).

    Alem disso nestas épocas uma turma de professores pode se sentir incômodos com as novas tecnologias, y alguns podem ficar tratando o estudante como inferior para ocultar sua ignorância.

    O ótimo professor deve procurar ter cursos ou palestras de computação o mais freqüente possível, a fim de aproveitarmos de ótima forma estes novos instrumentos de ensino.

    ResponderExcluir