segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

As Crianças Só Aprendem "Bem" Uma Língua? (1)

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As Crianças Só Aprendem "Bem" Uma Língua? (1)

O Cérebro Duma Criança Pequena Só Tem a Capacidade Para Aprender Um Idioma De Cada Vez?

Hoje, a metade da população mundial fala pelo menos duas línguas e o multilinguismo é geralmente considerado uma qualidade valiosa e útil. Ainda por largo periodo de tempo, muitos acreditaram que aprender uma nova língua é problemático para o aprendizado da língua nativa.

Superstições como esta se resistem a desaparecer e muitas vezes estão baseadas em falsas ideias de como funciona a linguagem no cérebro. Um mito é que quanto mais se aprende uma nova linguagem, necessariamente se perde a outra.

Outro mito imagina que as duas línguas ocupam áreas separadas do cérebro, sem pontos de contacto, como tal que os conhecimentos adquiridos em uma língua não podem ser transferidos para a outra.




A partir dessas idéias, foi suposto que a aprendizagem simultânea de duas línguas durante a infância criaria uma mistura das duas línguas no cérebro e retardaria o desenvolvimento da criança. A inferência falsa é que a língua nativa teve que ser aprendida "corretamente" antes de começar o aprendizado de outra língua.
"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 118

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