English
"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, page 50
Existem Diferentes Tipos De Inteligência? (2)
Temos "Inteligências Múltiplas"?
Temos "Inteligências Múltiplas"?
Como Sternberg, Howard Gardner, professor de educação na Universidade de Harvard, acredita que há mais dum tipo de inteligência - Oito, para ser preciso - com cada pessoa com uma combinação única de cada uma delas. Sua teoria das “Inteligências Múltiplas" foi feita famosa por seu livro "Frames of Mind" publicado pela primeira vez em 1983. Usando uma série de critérios, incluindo a história do desenvolvimento, a plausibilidade evolutiva, e tendo como suporte provas psicológicas experimentais, Gardner identificou oito inteligências diferentes:
Inteligência Lingüística: Envolve a linguagem oral e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a linguagem para atingir certos objetivos. Exemplos: escritores, poetas, advogados e conferencistas.
Inteligência Lógico-Matemática: Capacidade de analisar problemas, realizar operações matemáticas e investigar as questões cientificamente. Exemplos: cientistas, engenheiros e matemáticos.
Inteligência Musical: Habilidade no desempenho, composição e apreciação de padrões musicais. Os músicos de todos os tipos são exemplos óbvios dessa inteligência.
Inteligência Corporal-Cinestésica: Capacidade para utilização de partes ou do todo o corpo para resolver problemas. Exemplos: atletas, atores e bailarinos.
Inteligência Espacial: Inclui ter um bom senso de direção, também como a capacidade de visualizar mentalmente e manipular objetos. Exemplos: artistas, arquitetos e engenheiros.
Inteligência interpessoal: Capacidade de compreender os sentimentos, intenções e motivações de outras pessoas. Exemplos: vendedores, políticos e terapeutas.
Inteligência intrapessoal: Capacidade de compreender a si mesmo, seus sentimentos, objetivos e motivação: Exemplos: filósofos, psicólogos e teólogos.
Inteligência Naturalista: Capacidade de reconhecer a certas características do ambiente, habilidade para cultivar coisas novas, e ter uma facilidade para interagir com os animais. Exemplos: agricultores, jardineiros e conservacionistas.
Muitos educadores nos Estados Unidos, que adotaram a teoria de Gardner de “Inteligências Múltiplas” para utilizar-la em suas escolas reportam: melhoria em dos resultados dos exames, as participações dos pais, e mais disciplina em sala de aula.
Um estudo liderado pela Universidade de Harvard em quarenta e um centros de ensino apóia a dita teoria; e reportam que nessas escolas houve "uma cultura de trabalho árduo, respeito e carinho; faculdade para colaborar e aprender uns com os outros; salas de aula onde os alunos eram envolvidos a fazer escolhas limitadas pero significativas; e um hábil enfoque em capacitar os alunos a nosso cargo a produzir trabalhos de alta qualidade”
Inteligência Lingüística: Envolve a linguagem oral e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a linguagem para atingir certos objetivos. Exemplos: escritores, poetas, advogados e conferencistas.
Inteligência Lógico-Matemática: Capacidade de analisar problemas, realizar operações matemáticas e investigar as questões cientificamente. Exemplos: cientistas, engenheiros e matemáticos.
Inteligência Musical: Habilidade no desempenho, composição e apreciação de padrões musicais. Os músicos de todos os tipos são exemplos óbvios dessa inteligência.
Inteligência Corporal-Cinestésica: Capacidade para utilização de partes ou do todo o corpo para resolver problemas. Exemplos: atletas, atores e bailarinos.
Inteligência Espacial: Inclui ter um bom senso de direção, também como a capacidade de visualizar mentalmente e manipular objetos. Exemplos: artistas, arquitetos e engenheiros.
Inteligência interpessoal: Capacidade de compreender os sentimentos, intenções e motivações de outras pessoas. Exemplos: vendedores, políticos e terapeutas.
Inteligência intrapessoal: Capacidade de compreender a si mesmo, seus sentimentos, objetivos e motivação: Exemplos: filósofos, psicólogos e teólogos.
Inteligência Naturalista: Capacidade de reconhecer a certas características do ambiente, habilidade para cultivar coisas novas, e ter uma facilidade para interagir com os animais. Exemplos: agricultores, jardineiros e conservacionistas.
Muitos educadores nos Estados Unidos, que adotaram a teoria de Gardner de “Inteligências Múltiplas” para utilizar-la em suas escolas reportam: melhoria em dos resultados dos exames, as participações dos pais, e mais disciplina em sala de aula.
Um estudo liderado pela Universidade de Harvard em quarenta e um centros de ensino apóia a dita teoria; e reportam que nessas escolas houve "uma cultura de trabalho árduo, respeito e carinho; faculdade para colaborar e aprender uns com os outros; salas de aula onde os alunos eram envolvidos a fazer escolhas limitadas pero significativas; e um hábil enfoque em capacitar os alunos a nosso cargo a produzir trabalhos de alta qualidade”
"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, page 50
Nenhum comentário:
Postar um comentário