terça-feira, 27 de julho de 2010

Temos "Inteligência Emocional"?

Español
English
Existem Diferentes Tipos De Inteligência? (3)
Temos "Inteligência Emocional"?

Uma terceira teoria que desafia o concepto de “Coeficiente de Inteligência” (“QI") é a "Inteligência Emocional" ("EQ"), popularizado pelo psicólogo e jornalista cientifico Daniel Goleman. Em seu best-seller de 1995, "Inteligência Emocional: Porque pode importar mais do que QI?". Goleman afirma que as emoções duma pessoa jogam um papel significativo no pensamento, na tomada de decisões e sucesso no futuro. Ele define essa forma de inteligência como um conjunto de habilidades que incluem o controle dos impulsos, auto-motivação, empatia, e a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas.



Goleman defende que a auto-consciência, é a chave para ser verdadeiramente inteligente emocionalmente, porque permitem a pessoa exercer auto-controle. Com suficiente auto-consciência, é possível desenvolver diversos mecanismos de enfrentamento que permitem a pessoa passar dum estado emocional negativo para um mais positivo. Por exemplo: contar até dez como meio para diminuir a sensação de raiva súbita.



Tal como acontece com a teoria Garner das inteligências múltiplas, o conceito de Goleman o “EQ” tem sido adotado por várias escolas nos Estados Unidos, e usá-lo para desenvolver programas de "Alfabetização Emocional", com o fim de ajudar aos alunos a aprender a controlar sua raiva, frustração e solidão. As crianças que estão irritadas ou deprimidas são capazes de aprender bem; e aqueles com dificuldades emocionais de longa duração são capazes de superá-las por completo. La Melhora da estima e auto-motivação dos alunos ajuda-os a um melhor desempenho nos exames.



Como o “IQ”, cada uma dessas concepções alternativas de inteligência tem sido criticado. Os críticos da teoria das “Inteligências Múltiplas", por exemplo, apontam a falta de evidências empíricas que a sustentam.



Os críticos do conceito de “EQ” argumentam que elas são medidas de conformidade e não de habilidade: Quem, a final, pode dizer quando a raiva ou tristeza (ou outra emoção) duma pessoa é ou não é adequada para uma situação particular? Os cépticos do “EQ” também apontam que os estudos científicos não encontraram uma relação convincente entre auto-estima elevada um melhor desempenho acadêmico.



Embora tais críticas sejam consistentes, creio que há um valor considerável em considerar a inteligência humana como formas que nos permitem apreciar a enorme diversidade como as pessoas pensam e se comportam.

"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, pages 51 - 52

sábado, 17 de julho de 2010

Temos "Inteligências Múltiplas"?

Español
English
Existem Diferentes Tipos De Inteligência? (2)
Temos "Inteligências Múltiplas"?

Como Sternberg, Howard Gardner, professor de educação na Universidade de Harvard, acredita que há mais dum tipo de inteligência - Oito, para ser preciso - com cada pessoa com uma combinação única de cada uma delas. Sua teoria das “Inteligências Múltiplas" foi feita famosa por seu livro "Frames of Mind" publicado pela primeira vez em 1983. Usando uma série de critérios, incluindo a história do desenvolvimento, a plausibilidade evolutiva, e tendo como suporte provas psicológicas experimentais, Gardner identificou oito inteligências diferentes:



Inteligência Lingüística: Envolve a linguagem oral e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a linguagem para atingir certos objetivos. Exemplos: escritores, poetas, advogados e conferencistas.



Inteligência Lógico-Matemática: Capacidade de analisar problemas, realizar operações matemáticas e investigar as questões cientificamente. Exemplos: cientistas, engenheiros e matemáticos.



Inteligência Musical: Habilidade no desempenho, composição e apreciação de padrões musicais. Os músicos de todos os tipos são exemplos óbvios dessa inteligência.



Inteligência Corporal-Cinestésica: Capacidade para utilização de partes ou do todo o corpo para resolver problemas. Exemplos: atletas, atores e bailarinos.



Inteligência Espacial: Inclui ter um bom senso de direção, também como a capacidade de visualizar mentalmente e manipular objetos. Exemplos: artistas, arquitetos e engenheiros.



Inteligência interpessoal: Capacidade de compreender os sentimentos, intenções e motivações de outras pessoas. Exemplos: vendedores, políticos e terapeutas.



Inteligência intrapessoal: Capacidade de compreender a si mesmo, seus sentimentos, objetivos e motivação: Exemplos: filósofos, psicólogos e teólogos.




Inteligência Naturalista:
Capacidade de reconhecer a certas características do ambiente, habilidade para cultivar coisas novas, e ter uma facilidade para interagir com os animais. Exemplos: agricultores, jardineiros e conservacionistas.

Muitos educadores nos Estados Unidos, que adotaram a teoria de Gardner de “Inteligências Múltiplas” para utilizar-la em suas escolas reportam: melhoria em dos resultados dos exames, as participações dos pais, e mais disciplina em sala de aula.

Um estudo liderado pela Universidade de Harvard em quarenta e um centros de ensino apóia a dita teoria; e reportam que nessas escolas houve "uma cultura de trabalho árduo, respeito e carinho; faculdade para colaborar e aprender uns com os outros; salas de aula onde os alunos eram envolvidos a fazer escolhas limitadas pero significativas; e um hábil enfoque em capacitar os alunos a nosso cargo a produzir trabalhos de alta qualidade”

"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, page 50

sábado, 10 de julho de 2010

A Inteligência Tem Três Aspectos Principais?

Español
English
Existem Diferentes Tipos De Inteligência? (1)
A Inteligência Tem Três Aspectos Principais?

Claramente, algo mais do que um simples escore dum teste é necessário para orientar nossa avaliação da inteligência da pessoa. Penso que faz mais sentido considerar a inteligência como um fenômeno complexo, que é mais bem descrito como uma síntese de várias habilidades e capacidades.

Desta forma, uma pessoa pode ser considerada inteligente em alguns aspectos e não tanto em outros. Por exemplo: Como você avalia a inteligência das pessoas a seguir?:
  • O ganhador do Prêmio Nobel que regularmente se esquece onde ele coloca as chaves do carro.
  • O campeão de xadrez divorciado três vezes.
  • Um executivo da empresa com um histórico de problemas cardíacos relacionados ao estresse.
  • Um médico que fuma e bebe muito.
  • Um brilhante compositor musical atormentado por seus credores.
Perante tais contradições, diversos teóricos têm procurado ampliar a compreensão tradicional de inteligência.



"Os Três Aspectos Principais Da Inteligência"


Em 1980 o psicólogo de Yale, Robert Sternberg propôs a teoria da inteligência "Triarchic" de Três Partes; afirma que a inteligência consiste em três aspectos principais:
  • “Inteligência Analítica”: A capacidade de analisar, avaliar e comparar.
  • “Inteligência Criativa”: Habilidade no uso da experiência do passado para atingir percepção e lidar com situações novas.
  • “Inteligência Prática”: A capacidade de adaptar-se, selecionar e moldar o ambiente do mundo real.
As pessoas inteligentes com êxito, de acordo com Sternberg, são aqueles que estão conscientes dos seus pontos fortes e fracos e desenvolvem ainda mais suas habilidades, a fim de alcançar o sucesso no futuro.

"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, page 49