segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cuide O Sono de Suas Crianças

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Cuide O Sono de Suas Crianças

Um estudo inicial mostrou que uma noite completa de perda do sono tinha efeitos semelhantes em crianças com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos que os já mostrados em adultos (Carskadon, Harvey e Dement, 1981). A restrição Parcial do sono foi encontrada que conduz a algum prejuízo das funções cognitivas. O desempenho de Rotina, por outro lado, foi mantida mesmo após uma noite completa de restrição de sono (Randazzo e colaboradores, 1998). A diminuição das horas de sono tem sido demonstrada que produz um pior desempenho em tarefas de memória de curto prazo (Steenari e colaboradores, 2003).

Nos últimos anos, um número crescente de estudos reportarem associação entre distúrbios do sono das crianças e os vários sintomas psicológicos, incluindo depressão e problemas comportamentais (Morrison, McGee e Stanton, 1992; Chervin e colaboradores, 1997; Dagan e colaboradores. 1997; Corkum, Tannock e Moldofsky, 1998; Dahl, 1998; Marcotte e colaboradores, 1998; Aronen e colaboradores, 2000; Smedje, Broman e Hetta, 2001).

O Desordem de Hiperatividade e Deficiência da Atenção (DHDA) é um distúrbio neuropsicológico no qual a perturbação do sono freqüentemente ocorre. Vários estudos têm reportado o aumento das taxas de problemas do sono entre às crianças com DHDA (Chervin e colaboradores, 1997; Marcotte e colaboradores, 1998; Stein, 1999; Owens e colaboradores, 2000a). Em relação as crianças com DHDA, em comparação com as crianças controle, seus pais relatam ter uma maior resistência a deitar, problemas de inicio do sono, ansiedade relacionados com o sono, sonolência diurna, parassonias e menor duração do sono (Owens e colaboradores, 2000b).



Certos fatores ambientais também têm sido demonstrados estar relacionado aos distúrbios do sono. Por exemplo, assistir a elevadas quantidades de televisão, especialmente na hora de dormir, tem efeitos adversos sobre o sono (Owens e colaboradores, 2000a). Além disso, a resistência para deitar-se (Blader e colaboradores, 1997; Smedje, Broman e Hetta, 1998), tanto como dormir na mesma cama que os pais tenham sido correlacionados com problemas no inicio do sono (Lozoff, Wolf e Davis, 1984; Madansky e Edelbrock, 1990; Latz, Wolf e Lozoff, 1999).

"Understanding the Brain", The Birth of a Learning Science, 2007, page 74

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